Noviorque

Nos anos 40, São Paulo queria desesperadamente ficar parecida com Chicago ou Nova York. Esta foto, feita para mostrar aos gringos que por aqui também havia arranha-céus, é parte desse esforço.

O prédio em primeiro plano é o do Banco de São Paulo (atual sede da secretaria estadual de Esporte). Pelo ângulo, a foto parece ter sido tirada do Martinelli. À esquerda aparece o parque Dom Pedro, nosso Central Park.

A foto pertenceu ao arquivo do jornal Cleveland Press, fechado em 1982. Parece ter sido feita pelo Foto Studio Rembrandt, do Rio, e distribuída pelo governo federal.

529

2 comentários
  1. ertvmusic disse:

    Taí uma coisa que há tempos vimos pesquisando e nunca soubemos: notaram que há uma torre em cima do prédio do Banespa? Pois é… ela continua lá até hoje, inclusive, mas alguém aqui sabe qual era sua função?

    Já cogitamos ‘n’ possibilidades, como:

    – comunicação privada via rádio
    – link de alguma rádio AM: sabendo-se que à época o link do estúdio à transmissão AM era feito via FM (não existiam receptores domésticos) – lembrando que nas proximidades ficavam a Rádio Bandeirantes e a então Rádio Panamericana (Jovem Pan)

    Enfim… se alguém souber para o que era utilizada essa torre, será de grande valia a informação para solucionarmos esse mito 🙂

  2. ertvmusic disse:

    Só para complementar: estamos falando desta torre que aparece na foto, não a que foi usada no Altino Arantes (Banespão). A do Banespão sabemos que foi utilizada pela TV Tupi e também pela C2 Cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: