Paisagem do Brás

De todos os anúncios que eu já comentei aqui no blog, este talvez seja o mais interessante. Nele vemos as fábricas de tecidos Penteado e Santa Anna, “as maiores e mais importantes do Brasil, rivalisando com as principaes fabricas européas”. As duas pertenciam ao conde Antonio Álvares Penteado e produziam, respectivamente, tecidos de lã e de juta.

Mas o que torna o anúncio especial é a paisagem em volta das fábricas. Elas ficavam uma ao lado da outra na rua Flórida, no “suburbio do Braz”.

A rua está lá até hoje, mas não com esse nome. Foi rebatizada em 1979 para evitar confusões com sua homônima do Brooklin. Passou a chamar-se rua do Bucolismo, e o anúncio sugere que a escolha do nome não foi de todo descabida.

O anúncio saiu na Revista Moderna nº 26, de dezembro de 1898.

539

3 comentários
  1. Paulo R Razza disse:

    Não sei se perceberam, quase invisível no pé do anúncio, a marca da gráfica francesa. Pelo menos é o que eu entendi. Acho que era como hoje mandar qualquer coisa para ser fabricada na China.

  2. Caro confrade/memorialista Martin Jayo!
    Como sempre, você nos encanta com suas descobertas!
    Fico cá a divagar se os passageiros da então São Paulo Railway ficavam admirando as fábricas quando a composição em que viajavam passavam por estas fábricas.
    Caloroso abraço! Saudações viajantes!
    Até breve…
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS – Precisei de assistência técnica para descobrir que o o culpado que me impedia de acessar seu imperdível blog não era o mordomo, mas sim o roteador, que precisa ser configurado novamente para não bloquear sites aleatórios. Ao tirar o roteador acesso qualquer site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: