Ronda

Eu acho impossível percorrer este conjunto de fotos dos anos 50 e não lembrar da música “Ronda”, composta nessa mesma época pelo Paulo Vanzolini:

“De noite eu rondo a cidade 
A te procurar sem encontrar 
No meio de olhares espio em todos os bares 
Você não está

A ronda começa na avenida Ipiranga, bem na esquina com a Barão de Itapetininga…

540

…passa pela porta do bar Brahma…

573

…que ainda não se mudou para a esquina da São João.

541

Seguindo pela São João, passa também pelo cine Ritz, ao lado do qual tem mais um bar.

542

Depois vira à direita na Dom José de Barros…

543

…e em cada bar uma olhada pra dentro, que se revela inútil.

544


“Volto pra casa abatida

Desencantada da vida
O sonho alegria me dá
Nele você está…”

Fico devendo o crédito das fotos. Estavam à venda baratinho e eu as comprei, mas não sei quem é o autor. Se alguém souber, agradeço a informação.

2 comentários
  1. Caro Martin Jayo!
    Depois de ficar encantado com esta imperdível publicação paulistana/notívaga, que nos brindou com fotografias supimpas, fiquei propenso a divagar sobremaneira.
    Ainda em estado de encantamento pedi sete pitadas e meia de pó de pirlimpimpim para a boneca Emília e quando abri os olhos estava numa noite paulistana do final dos anos 40, do século findo, mais precisamente no final de uma primavera fria e chuvosa do ano de 1949. Um vento gélido açoita meu rosto, quando desço do bonde na parada próxima da Avenida São João com a Avenida Ipiranga, levanto a gola da minha capa de gabardine, ajeito o chapéu para enfrentar a garoa intermitente e caminho em direção a Rua Major Diogo, para frequentar mais uma vez o Nick Bar, que fica lotado após as encenações da peça “A Mulher do Próximo”, com a novata e promissora atriz Cacilda Becker encabeçando grande elenco. Poderia descer do bonde mais próximo do Teatro Brasileiro de Comédia, mas prefiro fazer um “footing”, nas imediações dos cinemas Marabá e Ipiranga, que ficam com filas intermináveis, para assistirem as películas em cartaz. Neste ínterim vejo fitando-me com olhares lânguidos um casal impecavelmente vestido, que saem da fila e vem em minha direção…

  2. será que a cidade era mais gentil com “cenas de sangue num bar da Avenida São João”? brincadeira rs rs

Deixe um comentário

