Do lixo ao luxo

Este post está batendo um recorde: são OITENTA fotos da cidade!

Mas o que as torna especiais não é a quantidade, e sim a história por trás delas. Em meados dos anos 50, a Associação Comercial resolveu fazer um concurso de fotografias de São Paulo, e os trabalhos inscritos foram estes. Não sei qual levou o prêmio, mas ao final do concurso as fotos foram todas para o lixo…

E teriam desaparecido, se não fosse por um jovem funcionário que ficou com dó e resolveu guardá-las.

O funcionário, que as guarda até hoje, se chama Ivan Martin Asêncio. Quem me contou a história e mandou as fotos foi um amigo de Ivan e leitor do blog, o Claudio Bernardo. A ambos, obrigado por terem compartilhado esse lindo material conosco!

E já que eu não sei mesmo qual foi o resultado, posso me dar ao luxo de refazer o concurso 60 anos depois. Em qual foto você vota? 🙂

Atualização em 6 de agosto: Hoje recebi as descrições com local e data das fotos, que Ivan também conservou. Coloquei essas informações na legenda de cada imagem. E ao fazer isso, percebi que algumas das fotos são de 1962 e 1963. O Claudio me explicou que estas fotos não participaram do concurso, mas foram tiradas mais tarde pelo próprio Ivan. Na minha opinião, são tão legais quanto as do concurso!

34 comentários
  1. Marco disse:

    Dá não. Tá muito difícil.

  2. Nícia Comerlatti disse:

    Concordo! Maravilhosas!

  3. Caroline Sanossian disse:

    quem reconhecer o lugar.. poderia ir pondo o nome.. alguns sei onde é.. outras fiquei na duvida.. rss

  4. charlie disse:

    3, 13, 15, 25, 30

  5. Caro confrade/memorialista Martin Jayo!
    Que deleite inefável se deparar com estas preciosas fotografias do tempo que este agora reles escrevinhador outonal e insulso professorzinho primário aposentado somente mamava, chorava e dormia, bem como não dava trégua para a a saudosa mãe (1923-2008).
    Fica dificílimo escolher a vencedora, porque todas fotografias nos permitem incontáveis vieses do tempo que a nossa pujante capital tinha como slogan: “A cidade que mais cresce no mundo”!
    Já que você nos lançou o desafio de escolher a vencedora ficaria entre as fotografias de nº 36 e 42, porque já na década de 50 vislumbrava uma cidade não tão gentil, tendo em vista que se preparava para ter fabricação nacional de veículos e a poluição já prenunciava a cruciante questão ambiental…Depois de muito titubear escolhi a fotografia de nº 36.
    Caloroso abraço! Saudações paulistanas!
    Até breve…
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS – Peço a sua intercessão para agradecer sobremaneira aos pertinaz Ivan Martim Asêncio e seu amigo Claudio Bernardo por nos possibilitar ver a nossa pujante capital no tempo que os sequestros relâmpagos, arrastões em restaurantes e latrocínios eram inimagináveis… Naquela época o gatuno italiano Gino Meneghetti (1878-1976) era quem ainda aterrorizava os paulistanos.
    A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, ficou sôfrega para oferecer seus disputadíssimos agrados da Agrado, quando viu a fotografia de nº 53…

  6. Ana Vidotti disse:

    Maravilhoso resgaste histórico.Voto nas fotos 12 e 27!

  7. Carol Martinussi disse:

    Difícil escolha! Meu voto vai para a nº 28. Evocou-me uma sensação que tenho com certa frequência, de que a cidade de São Paulo é um cenário grandioso e louco no qual (sobre)vivemos, enquanto não nos escondemos de sua magnitude opressora dentro das 4 paredes de nosso pequeno apartamento… Obrigada ao Ivan, ao Cláudio e a você, Martin, por compartilharem esses belos registros conosco.

  8. Alexandre disse:

    Adorei as fotos! Elas bem poderiam ser disponibilizadas em alta resolução, que tal?! =)

  9. Concordo com o Alexandre. Gostaria muito de explorar os detalhes das fotos, e para isto, uma resolução mais alta ajudaria.

  10. Não deu pra escolher uma, são todas lindíssimas…

  11. marcia helena martins disse:

    Empate técnico. Voto em todas!
    Amo São Paulo!

  12. Maria Paula disse:

    Que álbum fantástico, gostei de muitas fotos, mas a minha predileta é a 25, gostei do jogo de luz e escuridão com a silhueta dos edifícios em destaque, o nosso querido abrigo do bonde brilhando no canto direito da foto, dos carros antigos, essa me marcou mais.

  13. Flávio Camargo Bartalotti disse:

    Acervo inestimável e comovente de uma época que vivi, magnificamente registrada! Pelo trabalho do fotógrafo, com o jogo de luz e sombra, voto na 17, que é, por outro lado, uma das menos demonstrativas da época. Parabéns pela divulgação!

  14. Ana Maria Rinaldi disse:

    Assembleia Legislativa, Igreja das Almas e três que não sei identificar: 3, 12 e 28 – se enumerei certo.

  15. Ida Lucia Orosz Vichneovski disse:

    Ai que saudade!
    Todas me trazem muitas lembranças…
    A 29 me fez lembrar o tempo que trabalhei no MAPPIN – 1960.
    Hoje moro longe da minha cidade querida.

  16. O Oswaldo Soto, leitor do blog, transformou o post em um vídeo. 🙂

  17. Ricardo dAvila disse:

    Post sensacional. Primoroso!
    Impossível escolher e votar.

  18. Philippe Jean Sajous disse:

    Na foto 11 é o edifício São joaquim ( antiga sede da Rhodia e atualmente é secretaria do governo municipal ) que tem duas fachadas, sua primeira fachada, fica na rua Libero badaró n 119 e a segunda na rua Dr Falcão filho. O edifício é do arquiteto Henri Sajous, ( Art déco) que deixou bastante obras no Brasil, São paulo, Rio de janeiro, e Minas Gerais, quem tiver interesse vai http://www.sajous-henri.com.

  19. Muitas fotos são feitas de ângulos muito parecidos com fotos de meu pai, que você já conhece do meu blog dedicado a ele. Coincidência!

  20. Pedro Wolthers disse:

    Aliás José Carlos vc parou de postar fotos do seu pai não é ?

  21. Pedro G. Neto disse:

    A foto 80 reconheci o local na hora… rua Heitor Peixoto, com Av. Lacerda Franco. O muro de pedra e o sobrado que aparecem à esquerda da foto continuam praticamente iguais.

  22. Alessandro Santos disse:

    Todas as fotos são belíssimas. Mas se for pra escolher uma, escolho a 10, que deve ter sido feita em alguma edição das Mil Milhas Brasileiras.

  23. Leticia Sampietro disse:

    fotografia numero 12 me pegou.

  24. Jaime Iglesias erral disse:

    12, 22 e 28… todas em pé de igualdade.. … gostei demais… parabéns pelo superpost

  25. Raul Martins disse:

    Gostei muito da 27, da 51, da 52 e da 75, mas meu voto vai para a 41, a melhor na minha opinião. Muito bom o post.

  26. antes de tudo, parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar a beleza do tempo e desta cidade.
    Mas na foto n.3, a do Horto, o que aparece é o Museu Florestal e não a residência de verão do governador. Hoje se chama Museu Florestal Octávio Vecchi e tem um acervo de madeiras nativas maravilhoso. Tem também um mural belíssimo, pintado por Antonio Paim, o mesmo que decorou a Igreja de Nossa Senhora do Brasil. Um tesouro está lá, ainda hoje. Meu voto vai pra essa foto.

  27. Gilberto, agradeço o seu comentário e já corrigi a legenda da foto!
    Não conheço o Museu Florestal, mas você me deixou curioso e algum dia destes vou fazer uma visita por lá. Um abraço!

  28. É um crime essas fotos não estarem em alta resolução… No mais são muito legais.

  29. Não devemos escolher. Isto é uma homenagem para São Paulo. Informo, com pesar que o Dr. Ivan Martin Asêncio, que guardou as imagens sem nenhum outro interesse que não o artístico, faleceu nesta semana.Proponho que se dê o nome dele a essa coleção

  30. Olá
    Sou filho do Ivan Martin Asencio que guardou e te enviou estas fotos, nao conhecia este blog e fiquei bastante emocionado ao ver todas estas fotos publicadas.
    Obrigado

  31. Fico feliz que tenha gostado, Thales. Obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: