Gentileza é relativa

Essa história de que a cidade era mais gentil é meio relativa. Ela era mais gentil com uns, e bem hostil com outros. Esta cena em frente ao edifício Planalto, do João Artacho Jurado, está aí para provar.

564

A foto é do Arquivo Nacional da Holanda, onde está catalogada como sendo de autor desconhecido. Deve ser do final dos anos 50, quando o prédio ficou pronto.

8 comentários
  1. o “mais gentil” certamente não impedia cenas como esta e muitas outras. o”mais gentil” é proporcional ao “mais hostil” que vivemos, hoje, de maneira geral.

  2. Flávio disse:

    Injustiça social sempre existiu. Só que atualmente é muito mais grave. Veja quantos moradores de rua existem hoje em São Paulo, e não vejo nenhum político ou gestor público propondo algo que amenize esse grave problema.

  3. Esta é uma questão que muito me intriga, mas para a qual jamais achei respostas convincentes. Em fotos antigas, reparo que São Paulo tinha mendigos, bairros precários e cortiços – mas não se sabe o quanto isto representava do total. Existe alguma fonte confiável que possa dizer se as diferenças sociais aumentaram ou não ao longo dos últimos 100 anos?

  4. Isto dá 0,15% da população, mas não sabemos o quanto isto mudou ao longo das decadas. Lembro que há uns anos foi divulgado o número de favelas e respectivos habitantes, o que gerou uma discussão tremenda, já que não havia um critério claro para que definir o que era uma favela. Para quem ama estatísticas confiáveis, o Brasil é um inferno…

  5. Thiago Bentancour disse:

    Essa foto parece ser uma montagem mostrando as diferenças entre o Brasil urbano que cresce e o Brasil rural pobre. Não parece ser uma cena rural e a julgar pela urbanização do lugar, duvido que houvesse um terreno desses em frente ao edifício de Artacho!

  6. Thiago Bentancour disse:

    Ops, cena real*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: