Dr. Michelangelo

A foto foi tirada em 1949, e é fácil saber disso por causa do cartaz colado no poste, que anuncia a temporada de automobilismo no autódromo de Interlagos.

O local exato da foto exigiu um pouco mais de pesquisa, mas também não foi difícil descobrir.

No sobrado atrás do poste está a Panificadora e Confeitaria Ponto Final. Ela funciona até hoje no mesmo lugar e não mudou muita coisa. O nome foi trocado por um outro sem graça: “Pão Caseiro”.  Fica na avenida Jabaquara 712, esquina com rua Guaraú.

Na esquina em frente, lá no canto esquerdo da foto, aparece outro sobrado. No andar de baixo vemos um toldo, onde se lê: “todas as noites pizza a napolitana, entregas à domicílio”. Assim mesmo, com dois erros de crase. Já o andar de cima era o endereço do “Dr. Michelangelo”, sobrenome ilegível, “médico operador”.

Confesso que o consultório do Dr. Michelangelo não me causou muito boa impressão. Mas não faz mal, ele não está mais lá mesmo. Junto com a pizzaria, foi demolido para a construção da estação Praça da Árvore do metrô.

Não sei quem é o autor da foto. A imagem está em alta resolução, então vale a pena clicar nela para ver os detalhes. E pra quem quiser ver o local hoje, aqui vai o link: http://goo.gl/maps/zYzmP.

568

9 comentários
  1. Lindo registro!!!

  2. ganzel disse:

    Como sempre, fotos interessantes, dignas de se explorar, com suas anotações detalhadas e precisas. Martin, você é uma preciosidade pra quem ama Sampa e sua história. Obrigado.

  3. Em posts como o de hoje, o passado é desmistificado – São Paulo já era suja e caótica há muito tempo. Muitos dos problemas que afligem a cidade atualmente têm origem há muitas décadas…

  4. Bento, muito interessante seu texto – mostra que este costume de maquiar a cidade às vésperas de eventos internacionais é bem antigo.

  5. o café custava Cr$ 12,00. ou R$ 4,05 de hoje. mas nao sei se é o quilo ou a xicara..

  6. Daniel Ávila disse:

    nestas fotos antigas, as calçadas sempre me pareceram muito mais humanas que automobilísticas…

  7. Roseli Domingues disse:

    Obrigada, amo demais seus registros.

  8. O nome dessa padaria talvez se deva ao local ser ponto final de bonde, existem um mapa de 1913 mostrando a linha até esse ponto, outros de 1951/52 mostram o bonde do Bosque de Saúde saindo da Av. Jabaquara nesse ponto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: