Antes da chuva

Em algum dia do começo dos anos 50, alguém resolveu subir no topo do hotel Excelsior, na avenida Ipiranga 770, para fotografar a cidade. O resultado foi este registro de quase 360 graus, mostrando uma boa parte do centro vista de cima.

O céu carregado talvez explique a qualidade dos enquadramenos, que não é lá essas coisas. O fotógrafo devia estar com pressa para tirar as fotos antes da chuva que estava se armando.

E pelo jeito, quando começou a chover o nosso fotógrafo desceu para uma janela do quinto ou sexto andar e tirou uma última foto – em que a cidade já aparece molhada.

593

Não sei quem tirou as fotos. Só sei que elas foram parar na França, e esta semana estavam à venda pela internet . Infelizmente muito caras, e quem as comprou fez um mau negócio. Copiar as imagens para o blog, em compensação, saiu de graça. 😉

6 comentários
  1. Martin, de fato deve ter sido uma correria tirar essas fotos, mas é uma lembrança e tanto.
    Um abraço,
    Manoel

  2. Conheci um senhor que passou a infancia em São Paulo nos anos 40 e 50. Ele disse que se podia entrar em qualquer prédio e as crianças faziam muito isso em prédios da avenida angélica e paulista. Segundo ele o primeiro prédio com porteiro de São Paulo ficava na paulista e ainda assim ele subia constantemente.

    No entanto, ao perguntar por vagas de locação alguns porteiros são gentis o suficiente de te deixar ver o apartamento, já tirei fotos fantásticas usando esta técnica.

  3. Caro Martin Jayo!
    Apreciei muito estas preciosas fotografias do início da década de 50!
    Você contribui sobremaneira para deixar mais palpitante a memória paulistana!
    Caloroso abraço! Saudações memorialistas!
    Até breve…
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

  4. Crisaide disse:

    Gosto muito desse blog. Imagens fantásticas!

  5. Interessante ver na sexta foto a área onde era o Palacete Prates desocupado para dar lugar ao edifício Mercantil Finasa. Nunca havia visto uma foto dessa fase!

  6. Extraí o filme que está no link abaixo de um dos episódios do seriado Vigilante Rodoviário. As imagens devem ser do final da década de 50, início de 60, ou seja, um pouco posteriores a estas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: