Morro dos ingleses

O Morro dos Ingleses é aquele bairro que fica na parte alta da Bela Vista, meio espremido entre a escadaria do Bixiga e a avenida Paulista. Hoje em dia, de inglês ele não tem mais nada. Mas quando estas fotos foram tiradas, ele ainda fazia jus ao nome.

As fotos saíram em março de 1901 na “The Illustrated Sporting and Dramatic News”, uma revista que circulou em Londres entre 1874 e 1970.  Elas acompanhavam uma carta à redação enviada por um tal Mr. Charles Forbes.

O texto de Mr. Forbes, cujo título é “Saõ Paulo Golf Club” (assim mesmo, com o til sempre na letra errada), explica que o local era bastante aprazível:

“Some short time ago I had the pleasure of reading a rather good article in your pages on the Saõ Paulo Golf Club, which also was read with much interest by many others here in Saõ Paulo. I now take the opportunity of remarking a little further on said club. The ground is very pleasantly situated on a height overlooking the town and surrounding district, and on a clear day a magnificent stretch of country can be seen. (…) The accompanying photos (taken by an amateur, Mr. Phillip H. Dennis) will perhaps, to some extent, tend to show our friends across the sea a little of golfing as played in Saõ Paulo, Brazil”

(Pouco tempo atrás, eu tive o prazer de ler nas suas páginas um ótimo artigo sobre o Saõ Paulo Golf Club, que também foi lido com muito interesse por muitos outros aqui em Saõ Paulo. Agora aproveito a oportunidade para comentar um pouco mais sobre o referido clube. O terreno é muito agradavelmente situado em uma elevação, com vista para a cidade e seus arredores, e em dias claros pode-se avistar uma magnífica paisagem de campo. (…) As fotos que acompanham, tiradas por um amador, o Sr. Phillip H. Dennis, poderão mostrar a nossos amigos do outro lado do oceano um pouco do golfe que se pratica aqui em Saõ Paulo, Brasil.)

Mas é claro que nem todos eram ingleses por lá. Os brasileiros também tinham seu lugar reservado. Como o pequeno José, na última foto, carregando tacos para a inglesada toda.

611

612

613

614

(Em tempo: o clube existe até hoje, mas desde 1915 está em Santo Amaro. Um pouco da história dele pode ser vista aqui: http://www.spgc.com.br/historia.)

5 comentários
  1. O que chama atenção em muitas destas fotos antigas é que o desmatamento aconteceu muito antes da urbanização dos bairros.

  2. Martin, eu sou do tempo do São Paulo Golf Club lá no bairro de Santo Amaro, logo após o Largo Treze.
    Muito bacana essa sua informação.
    Um abraço,
    Manoel

  3. Franklin,

    De certa forma, a esta altura, o Morro dos Ingleses já estava urbanizado, ou seja, era parte urbana já. Podia não estar ocupado com edifícios, mas já era parte da cidade.

  4. Alex, sim, é possível. Mas me chama atenção que em São Paulo e Minas Gerais (imagino que outros estados também), diferentemente de Santa Catarina, o desmatamento, de modo geral, veio antes de qualquer ocupação urbana. O modelo de colonização e uso do solo foi muito diferente.

  5. Alguém chuta quer edifício é aquele no fundo da foto?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: