Dipinto di blu

616

Quem frequenta a rua Augusta certamente vai reconhecer este prédio, uma antiga estação de energia para os bondes da Light, pouco acima da esquina com a Peixoto Gomide.

Ou talvez nem todos o reconheçam tão facilmente, pois o prédio está um pouco mudado, com a fachada pintada de azul.

617

As duas imagens são da dissertação de mestrado de Felipe Melo Pissardo, um lindíssimo trabalho defendido recentemente na FAU-USP.

A dissertação, que estuda as transformações da Augusta entre 1891 e 2012, merece ser lida e pode ser baixada aqui. Espero que o Felipe não se importe de eu ter roubado duas fotos para o blog… 😉

5 comentários
  1. Felipe Melo Pissardo disse:

    Não me importo mesmo! Na verdade me sinto lisonjeado pela citação e pelo elogio!
    😉

  2. Parabéns pelo trabalho, Felipe. Muito, muito bom!

  3. Martin, que bom que o Felipe não se importa porque eu já baixei o arquivo pdf para poder ler e curtir.
    Sabe que eu nem me lembrava dessa estação de bondes?! Ótimo post!
    Um abraço,
    Manoel

  4. Felipe agradeceria se postasse a foto das casas a direita desse prédio, pois hoje onde é o Banco do Brasil morava meu avós Angelo Poggi e Romana Targa, em casa alugada dos Botti que eram cunhados deles, e moravam na Angélica, eles foram parar aí em 1920, por aí pois na revolução de 24 já moravam ai, e minha avó com 8 filhos fugiram para Botucatu de onde vieram para SP, indo primeiro morarem na Conde de Sarzedas onde estavam em 1918, e meu avó nos fundos da casa tinha uma fábrica de bebidas, que dava para a Frei Caneca, onde hoje é uma padaria, meu avó ficou aí até 1934, mais ou menos quando foi para a Tenente Negrão no Itaim Bibi.

  5. Inclusive meu tio Luis Poggi casou com a filha do administrador desse prédio, que era um português, e muitos tios e primos meus foram ser funcionários da Light, devido a sua influência.

Deixe um comentário

