Descobrindo Oscar

O post de hoje é uma colaboração do Edson Luiz Mendes, um leitor do blog.

O Edson me escreveu comentando que, nas listagens de projetos reconhecidos como sendo do Oscar Niemeyer, existe um que nunca é mencionado: um restaurante, ou boate, que se chamava Bon Voyage e que existe até hoje, embora com outro uso.

O prédio fica próximo ao local onde o Edson morou durante muitos anos: no km 13 da rodovia Raposo Tavares, no bairro do Rolinópolis, bem próximo do Butantã.

Existem pouquíssimas referências ao prédio como sendo do Niemeyer. Uma delas está no livro  “Bairros Paulistanos de A a Z”, do jornalista Levino Ponciano (editora Senac, 2001): “No km 13 da Raposo Tavares foram erguidos, por volta de 1952, um drive-in e a boate Bon Voyage, projetados nas pranchetas sagradas de Oscar Niemeyer e Gaus Estelita, para um grande amigo de ambos” (pág.176).

Outra referência, enviada pelo Edson, é bastante curiosa: um LP da gravadora Copacabana, editado em 1960. A capa do disco traz uma foto do prédio. A contracapa descreve o restaurante, atribuindo a autoria do prédio ao Niemeyer e de seus jardins ao arquiteto, paisagista e designer José Zanine Caldas:

644“Rodeado de magníficos jardins tropicais de autoria de Zanine, é o ‘Bon Voyage’ uma das pequenas jóias da arquitetura moderna brasileira. Constitui, sem dúvida, um dos mais aprazíveis e procurados passeios da grande São Paulo. Situado nos altos do bairro do Butantan, a 800 metros de altitude e a 3 Kms do Jockey Club, é o “Bon Voyage” o restaurante-monumento da capital paulista, projetado pelo famoso arquiteto de renome internacional, Oscar Niemeyer.”

Fiquei curioso com a história e resolvi pesquisar nos arquivos do Estadão e da Folha, para ver se encontrava mais alguma referência. Encontrei três.  A primeira foi um pequeno anúncio, publicado no Estadão de 19 de abril de 1956:

“BON VOYAGE – Via Bandeirantes, km.12 (S.Paulo-Paraná) – Tel. 809325 – DRIVE-IN BAR E RESTAURANTE – Concepção arquitetônica de Oscar Niemeyer”.

A segunda referência, também no Estadão, é um texto publicado numa coluna social, em 7 de setembro de 1960. Nele, além da referência à autoria, encontramos a data exata em que o restaurante foi inaugurado:

“Happy Anniversary ao Bon Voyage e o seu proprietário, Sergio Rolim. Justamente no dia 7 de setembro de 1954, depois de meses de planejamento pelo famoso Oscar Niemeyer até o último detalhe do projeto para o perfeito serviço num tipo de restaurante ainda inédito, o Sergio viu seu idealizado ‘drive in’ (o primeiro de todo o Brasil) em grande movimento pela primeira vez quando ofereceu o cocktail de inauguração (…)”.

645     646

Finalmente, uma terceira referência aparece na Folha de S.Paulo de 5 de agosto de 1961, com direito até a uma foto (infelizmente pouco nítida) do estabelecimento:

647“Apresentamos hoje aos nossos leitores o casal ROLIM, ‘os pioneiros do Drive-in na América Latina’ com o seu BON VOYAGE (foto). Em construção arrojada e moderníssima, no km 12 da estrada de Cotia, o BON VOYAGE, projetado por Oscar Niemeyer, oferece o que ha de melhor para o seu conforto e bem-estar, ou seja ar-condicionado, magnifico jardim tropical, ‘play-ground’ com piscina, iluminação multicolorida, ‘boxes’ para carros em transito e amplo estacionamento além de uma cozinha de primeira classe com serviço externo e interno, a cargo de gentis senhoritas. A passeio, em viagem ou à saída do Joquei Clube, vale a pena chegar até o BON VIOYAGE que apresenta em seus jantares a boa musica de ROBLEDO e de TORALES com seus conjuntos.”

O prédio existe até hoje, mas está modificado e cercado de muros altos que quase impedem sua visualização. O Edson explica que ali hoje funciona uma escola. As fotos recentes que reproduzo abaixo, são do Google Maps. E o Edson nos informa que o interior do restaurante pode ser visto numa cena do filme “Moral em concordata”, de 1959, com Maria Della Costa, Jardel Filho e Odete Lara.

 

Atualização em 26 de julho: A FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, acaba de digitalizar a coleção completa da Acrópole, uma importante revista de arquitetura que circulou em São Paulo entre 1939 e 1971. O acervo agora está disponível online, facilitando a pesquisa. E o Luciano Rizzi, que é arquiteto e leitor do blog, me avisa que descobriu ali mais uma referência ao prédio do Niemeyer. É uma matéria que saiu no número 191, de agosto de 1954. Para ler a revista, basta clicar aqui. A matéria sobre o Bon Voyage está nas páginas 501, 502 e 503. Obrigado, Luciano!

12 comentários
  1. Caro, sugestão de pesquisa: Se o nome do dono do restaurante era Sérgio Rolim, e o bairro se chama Rolinópolis, certamente foi a família que fez o parcelamento e o loteamento.
    Quem sabe eles ainda têm algum registro disto tudo?
    Um abraço.

  2. Tem razão, Valter. Eu não tinha atentado para um detalhe tão evidente: o dono do restaurante e o bairro têm o mesmo nome!

  3. Edson Mendes disse:

    Martin, encontrei mais duas referências ao prédio. No livro já citado, há mais alguns dados: “O doutor Sergio Horta Rolim era extremamente benquisto e muito simpático. Tinha nas margens da Rodovia Raposo Tavares uma gleba de terras que resolvera lotear e ali instalar um conjunto residencial. Assim, em meados de 1952, o projeto foi colocado em prática, e, no final do mesmo ano, o pequeno bairro estava implantado no distrito do Butantã. Rolim precisava de um atrativo para o seu bairro residencial. Pediu ao amigo arquiteto Oscar Niemeyer que elaborasse um projeto de boate e drive-in. O projeto saiu das pranchetas mágicas do mestre da arquitetura.

    Rolim ganhou também de presente do mestre um projeto para a construção de uma residência. A ousadia do arquiteto foi mais uma vez revolucionária: uma casa em forma de aeronave prestes a decolar. Resultado: na entrada do novo bairro, Rolinópolis, até hoje está a bela residência”.

    A outra referência é um cardápio de 1959 do restaurante Bon Voyage, com ilustração do artista plástico Aldemir Martins, que está à venda no Mercado Livre. No verso do cardápio há um desenho em que se pode ter uma noção do prédio, embora a resolução da foto esteja ruim:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-529587149-cardapio-aldemir-martins-59-restaurante-drive-in-bon-voyage-_JM

  4. Edson Mendes disse:

    Eis a cena de Moral em concordata em que se pode visualizar a fachada e parte do interior da boate: http://youtu.be/npz7WvaWat8

  5. Gabi E. disse:

    Muito bacana ver a capa do disco. O Aloysio Figueiredo era avô das minhas primas, um sujeito sensacional.

  6. Prezado,

    sou morador da represa de Guarapiranga e tem aqui perto um clube (Clube Nautico) que dizem que o prédio (um pavilhão baixo) é de autoria do Oscar (seria um dos seus projetos menos conhecidos).

    A mobília é Bertoia, verdadeira, bem feita, sólida ainda que esteticamente leve.

    Vou ver se envio fotos para ti.

  7. Oi Douglas,
    Você tem razão! O clube não costuma ser listado como sendo do Niemeyer. Mas pesquisando nos arquivos do Estadão e da Folha, acabo de achar uns anúncios que o clube publicou em 1963, atribuindo o projeto a ele.
    Acho que isso dá um post para o blog. Se vc tiver alguma foto do prédio, adoraria recebê-la!
    Obrigado e um abraço…

  8. LUCIANO RIZZI disse:

    Prezado, agora que temos o acervo da Revista Acrópole digitalizado, encontrei um artigo sobre este edfício:
    http://www.acropole.fau.usp.br/edicao/191
    Está na página 501.
    Um abraço, Luciano Rizzi – Arquiteto de Sertãozinho, SP.

  9. Obrigado, Luciano! Acrescentei um parágrafo no final do post, com a tua contribuição. Um abraço!

  10. Fazendo uma pesquisa para meus alunos, sobre o prédio em que se situa nossa escola, descobri seu blog. Já sabia que o prédio havia sido desenhado por Niemeyer, mas pude descobri um pouco mais sobre o prédio onde trabalho!
    Informações muito ricas e curiosas a respeito. Obrigada!

  11. Que bom, Melina. Fico feliz! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: