Para você e sua família

Os condomínios que se constroem hoje em São Paulo oferecem muitos atrativos que “agregam valor”: espaço gourmet, praça privativa, fitness center, zen space, cine room, kids place, play baby, espaço barbecue, bistrô lounge…  A lista costuma ser longa e tão aterrorizante quanto os muros, grades e câmeras que protegem e vigiam tudo isso.

Quando a cidade era mais gentil, os condomínios não tinham essas coisas. Mas tinham gangorras em forma de cavalinho.

A foto, do final dos anos 50, mostra o edifício Bretagne recém inaugurado. Na época este prédio era considerado, vejam só que ingenuidade, o cúmulo da cafonice.

653

(Imagem reproduzida de um slide de 35 mm)

3 comentários
  1. No início dos anos 1980, estudei no Colégio Rio Branco, vizinho do Bretagne. Tive alguns colegas que moravam lá, mas naquela época o prédio ainda era considerado totalmente cafona pela moçada. Em mim, caipira recém chegado das gerais, provocava um misto de encanto e estranhamento.

    Há uma história curiosa sobre o lancamento desse prédio, que – salvo engano – está num livro sobre a obra do Artacho Jurado, publicado pela Editora Senac. Conta que, na época, alguns pais de família se recusavam a comprar os apartamentos no Bretagne por conta da piscina e das grandes áreas de lazer disponíveis. Diziam que, com um clube disponível dentro do condomínio, os filhos não iam mais querer estudar.

    Outros tempos.

  2. Luís Eduardo S. Rodrigues disse:

    Morei no Bretagne em 1961, vindo de Campinas com a família por conta do trabalho de meu pai. Era uma delícia! Havia um clube MUB que uma moradora do prédio fundou para organizar atividades com as crianças que moravam lá. Foi só por um ano, mas as lembranças que deixou foram marcantes!

  3. Se ele foi considerado cafona na época e hoje não é mais, isto não significa que o seu valor arquitetônico tenha mudado. Apenas mudou o nosso julgamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: