São Paulo 1928

656

A pessoa que tirou a foto anotou no verso o nome da cidade e o ano, sem se preocupar em dar mais detalhes sobre o endereço retratado.

Mas não faz mal. Olhando com atenção, não é difícil reconhecer o lugar.

O fotógrafo está na avenida Paulista, no local onde hoje fica o Masp, e a foto foi tirada em direção ao centro. No lado direito, vemos o leito da futura avenida 9 de Julho.

Esta era, então, a famosa vista do Belvedere Trianon. 😉

655

(Achei a foto à venda no Rio de Janeiro. Deve ter sido tirada por algum carioca de 1928 em viagem por aqui.)

9 comentários
  1. Luís Eduardo S. Rodrigues disse:

    Muito bom! Sigo seu blog, parabéns pelas publicações e rigor com as informações! Vi uma bela foto do edifício Bretagne ontem e viajei no tempo para 1961, época em que morei lá. Continue! Abraço.

  2. Obrigado, Luís. Fico muito feliz!

  3. Sheila disse:

    Desculpa, mas a foto foi tirada em direção ao bairro e não ao centro. Repare as construções baixas no fundo da imagem. Embora ainda fosse 1928, o centro já apresentava um conjunto razoável de prédios mais altos.

  4. Acho que não, Sheila! A curva da 9 de Julho à direita fica pouco antes da praça 14 Bis, e o barranco à direita, pouco antes dela, é o terreno da FGV.

  5. josé carlos vaz disse:

    Também acho que seria na direção do centro, mas o casario que aparece é a parte da Bela Vista próxima da consolação, então, e não o centro. Nessa época, os edifícios altos estavam apenas no centro velho. Mas fiquei com uma dúvida: em 1928 já existia esse arruamento para a 9 de Julho? Ela não foi inaugurada nos anos 30?

  6. Foi o primeiro lugar q pensei qdo vi a foto, reconheci pelo leito do córrego sacadura, os prédios q existiam no atual centro velho, devem ficar mais a direita, por isso não aparecem na foto. ,

  7. Daniel disse:

    hoje em dia não se vê nem mais o relógio do estadão…

  8. Sheila disse:

    Muuuuuitos dias depois eu volto prá rever o post e vejo que o meu comentário rendeu outros, inclusive com um comentário seu sobre a direção da foto. Revi o postal de que você falou e matutei bastante.
    Bem, o casario no fundo ainda me remete ao Bexiga… Mas, pensando bem… me parece que naquele momento o leito da futura 9 de Julho chegava só até a altura do Trianon. A sua continuação, derivada do próprio túnel, só viria nos anos 1930. E mais, a posição do balaústre (visível no postal) de então é praticamente a mesma do beiral do Masp hoje em dia, voltado para o norte. Assim, acho que tenho que concordar com você.
    Só uma coisa eu não consegui entender. Revendo a paisagem (mais ampla) a partir do postal, o centro velho não deveria estar visível? Tudo mudou tanto assim?
    De qualquer modo, obrigada por me fazer pensar mais um pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: