São Paulo 1928

656

A pessoa que tirou a foto anotou no verso o nome da cidade e o ano, sem se preocupar em dar mais detalhes sobre o endereço retratado.

Mas não faz mal. Olhando com atenção, não é difícil reconhecer o lugar.

O fotógrafo está na avenida Paulista, no local onde hoje fica o Masp, e a foto foi tirada em direção ao centro. No lado direito, vemos o leito da futura avenida 9 de Julho.

Esta era, então, a famosa vista do Belvedere Trianon. 😉

655

(Achei a foto à venda no Rio de Janeiro. Deve ter sido tirada por algum carioca de 1928 em viagem por aqui.)

9 comentários
  1. Luís Eduardo S. Rodrigues disse:

    Muito bom! Sigo seu blog, parabéns pelas publicações e rigor com as informações! Vi uma bela foto do edifício Bretagne ontem e viajei no tempo para 1961, época em que morei lá. Continue! Abraço.

  2. Obrigado, Luís. Fico muito feliz!

  3. Sheila disse:

    Desculpa, mas a foto foi tirada em direção ao bairro e não ao centro. Repare as construções baixas no fundo da imagem. Embora ainda fosse 1928, o centro já apresentava um conjunto razoável de prédios mais altos.

  4. Acho que não, Sheila! A curva da 9 de Julho à direita fica pouco antes da praça 14 Bis, e o barranco à direita, pouco antes dela, é o terreno da FGV.

  5. josé carlos vaz disse:

    Também acho que seria na direção do centro, mas o casario que aparece é a parte da Bela Vista próxima da consolação, então, e não o centro. Nessa época, os edifícios altos estavam apenas no centro velho. Mas fiquei com uma dúvida: em 1928 já existia esse arruamento para a 9 de Julho? Ela não foi inaugurada nos anos 30?

  6. Foi o primeiro lugar q pensei qdo vi a foto, reconheci pelo leito do córrego sacadura, os prédios q existiam no atual centro velho, devem ficar mais a direita, por isso não aparecem na foto. ,

  7. Daniel disse:

    hoje em dia não se vê nem mais o relógio do estadão…

  8. Sheila disse:

    Muuuuuitos dias depois eu volto prá rever o post e vejo que o meu comentário rendeu outros, inclusive com um comentário seu sobre a direção da foto. Revi o postal de que você falou e matutei bastante.
    Bem, o casario no fundo ainda me remete ao Bexiga… Mas, pensando bem… me parece que naquele momento o leito da futura 9 de Julho chegava só até a altura do Trianon. A sua continuação, derivada do próprio túnel, só viria nos anos 1930. E mais, a posição do balaústre (visível no postal) de então é praticamente a mesma do beiral do Masp hoje em dia, voltado para o norte. Assim, acho que tenho que concordar com você.
    Só uma coisa eu não consegui entender. Revendo a paisagem (mais ampla) a partir do postal, o centro velho não deveria estar visível? Tudo mudou tanto assim?
    De qualquer modo, obrigada por me fazer pensar mais um pouco.

Deixe um comentário

