O viaduto e o shopping

664

O viaduto Capitão Pacheco e Chaves fica entre os bairros da Mooca, Ipiranga e Vila Prudente, bem ao lado da estação Ipiranga da CPTM.

Na perspectiva desenhada em 1962 pelo Departamento de Urbanismo da prefeitura, o local parece agradável e convidativo. Um rapaz de suspensórios e uma moça de saia plissada caminham tranquilamente entre plantas e coqueiros, e se dirigem a uma passagem para pedestres. Talvez sejam trabalhadores da Ford, que ficava logo ali, do outro lado.

A execução do projeto, no entanto, acabou ficando um pouquinho diferente. A imagem do Google Street View dá uma ideia de como a coisa  foi feita de verdade:

666

Por outro lado, quem se importa com isso? No local onde funcionava a Ford, foi inaugurado há pouco tempo o Mooca Plaza Shopping. O site do empreendimento informa que ele foi “projetado para atender as necessidades e o perfil da população da região”, e também que dispõe de “fácil acesso” e 2484 vagas de estacionamento, assim ninguém precisa ir a pé.

O projeto do viaduto foi enviado pelo Edison Waetge Junior, a quem agradeço a gentileza.

665

6 comentários
  1. Minha área.
    “Atender as necessidades e o perfil”, talvez o perfil que eles queiram trazer para região, pois seus nível e seus frequentadores são de classes mais altas. Como sabemos existe uma favela vizinha ao shopping e com certeza o shopping não visa atender essa parte da clientela.
    Alias, antes do metrô, cansei de ver todo esse pedaço da Vila Prudente, Parque São Lucas, Vila Alpina, Vila Bela, Vila Carioca e afins serem chamadas de “periferia”, agora que temos o metrô e um monte de shopping, esse termo caiu em desuso, engraçado né?

    A região é bem feia, talvez com um viaduto do porte do projeto, o pedaço talvez teria um pouco de beleza.

    Abraço

  2. Mauro Calliari disse:

    Que belo achado, Martin! A diferença entre o projetado e o executado já é clássica entre nós. Nada sai do jeito que foi desenhado, e o pior: talvez nada seja desenhado do jeito que já se sabe que vai sair…

  3. Sempre muito interessante. bj.

  4. jose carlos vaz disse:

    O Prédio da Ford Ipiranga (a edificação maior, na parte superior da imagem 3), demolido para o Shopping, era muito bonito e bem implantado. Era legal subir o viaduto, no sentido V. Prudente – Ipiranga, e ver o prédio da Ford embaixo, à direita. O shopping que puseram no lugar é a sub-arquitetura de sempre.

  5. Fabio Santiago disse:

    E a favela próxima ao Shopping sempre pega fogo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: