Batman e Robin

Responda rápido. Qual dos prédios ficou pronto primeiro: o Planalto ou o Viadutos?

Eu também não sabia a resposta, até encontrar esta foto. Nela o Planalto aparece prontinho e coroado por um anúncio da Bombril, enquanto o Viadutos ainda está em fase de acabamento. Sua entrada está sem os famosos arabescos vazados, e as placas da obra ainda não foram retiradas. Clicando na imagem, dá pra ver melhor os detalhes.

A foto foi tirada do alto do hotel Jaraguá, provavelmente em 1959. O centro da cidade estava começando a se parecer com Gotham City, mas a dupla de prédios do João Artacho Jurado tinha chegado para dar um jeito nisso. Já repararam como o Viadutos, por seu formato, tem um quê de Batman?

Eu reproduzi a imagem de um slide de 35 mm da época. Além dos dois prédios do Artacho, ela também mostra como era a praça da Bandeira antes de ser prejudicada pela construção da Câmara Municipal.

669

14 comentários
  1. VD disse:

    Alexandre, muito obrigado pela informação das casas da rua genebra, sempre me despertaram enorme curiosidade!!!!

  2. VD disse:

    QACEMG, eu comentei numa postagem um pouco recente, que voce publicou uma foto na qual nao identificava um edificio em construçao, num ponto bem distante da foto, e eu respondi num comentario que era o edificio viadutos, porem achei estranho o fato de voce nao atualizar a postagem. Mas agora entendi que voce viu, ficou intrigado e pesquisou bastante sobre os edificios.
    Muito obrigado por esta foto maravilhosa.
    Ao fundo podemos ver o ibirapuera, no nivel da cobertura dos edificios, entre um edifico e o outro.
    Nao imaginava que a praça da bandeira se estendesse ate o viaduto. Sabia que era um viaduto, pois (alem do nome) ao atravessa-lo, do lado oposto a camara, podemos notar o vale, que foi ocupado por um conjunto de edificios, logo concluia que o viaduto o sobrepunha, e que tal vale continuasse do outro lado do viaduto, onde foi contruida a camara. So nao imaginava como era.
    Ate hoje existe uma escadaria, no meio da calçada do viaduto, quase na esquina com a rua santo amaro, e ja na rua santo amaro, na esquina com o viaduto, ha uma ladeira asfaltada, que da acesso a parte inferior do viaduto, o mesmo lugar que a escada no meio da calçada leva, porem acredito que ela esta lacrada, por conta de moradores de rua que a utilizavam. Ja ouvi dizer que era alguma coisa relacionada ao exercito que funcionava ali.

    Mas o que eu gostaria de entender melhor é a questao do riacho/corrego do una, ou do bixiga.
    Tentei ler a respeito, mas sao muitas informaçoes desencontradas.
    Tambem procurei localiza-lo e vi que corria entre as ruas santo antonio e santo amaro, e onde sempre imagino que ele existiu tenha sido este vale que estou falando (sob o viaduto jacarei), digo pela topografia e pela localizaçao em um mapa que vi.
    Porem, existe a rua una, na bela vista, e eh um lugar muito peculiar, pela topografia, uma rua curta, que no meio eh “funda”, fazendo com que a rua seja uma especie de “U”, e desse vale que se forma no seu meio segue uma rua, com o nivel mais baixo que as suas paralelas, dando a noçao de um pequeno vale, e o lugar tem aquele odor caracteristico de rio canalizado, pelo menos pra mim eh algo especifico.
    Mas pela topografia, sugere que o provavel corrego que existia ali desembocava no saracura na altura da praça 14 bis.
    Voce saberia algo a respeito desse assunto?
    Obrigado pelas postagens, sempre muito legais.

  3. VD, eu nunca recebi esse comentário em que vc menciona o Viadutos. Deve ter acontecido algum problema com ele. É uma pena, pois eu não teria razão para não aceitá-lo! Fiquei curioso para saber a qual postagem ele se referia…
    Não tinha reparado que o Ibirapuera também aparece nesta foto. Vc tem razão: a mancha verde ao fundo, entre os dois prédios, só pode ser ele! Mais uma razão para gostar muito a foto!
    Quanto à rua Una: eu não conheço muito bem o mapa dos córregos da Bela Vista, mas vou tentar pesquisar a respeito. Se descobrir algo, posto aqui. Obrigado pela sugestão!

  4. VD disse:

    nossa, kill me!!!!!
    eu errei completamente de blog, nao foi voce que postou nao, me perdoe mesmo.
    se possivel, a esta altura, ignore as 3 primeiras linhas do meu comentario.
    e mais uma vez obrigado por todas as postagens.
    quanto ao riacho do una, tem que ser algum pesquisador experiente como voce, eu sou apenas um pesquisador de internet.

  5. amaury disse:

    tenho uma grande curiosidade sobre os cursos d’água de nossa cidade que estão “invisíveis” hoje.

    uma vez vi um mapa do Rio de Janeiro mostrando todos os mangues e gamboas que foram sendo aterrados ao longo do tempo no que hoje é o centro velho da cidade, região portuária, Castelo, etc.

    certamente em SP também houve aterramentos de córregos, ou mais apropriadamente, “escondimento” de córregos debaixo dos leitos de ruas e avenidas.

    outra curiosidade enorme que tenho, visto que passo regularmente pelo viaduto Jacareí e ruas Santo Amaro e Japurá praticamente desde que nasci, é sobre os baixos do viaduto Jacareí, sobre o que havia ali antes do viaduto, e sobre o vale entre as ruas Santo Amaro e Japurá e o que havia ali antes dos prédios atuais.

    por exemplo, na foto vemos uma série de arcadas no viaduto, do lado onde hoje existe a câmara municipal. esse lado do viaduto, imagino, foi totalmente coberto pelos alicerces e andares baixos do prédio da câmara, certo?

    e vendo o post do Alexandre Giesbrecht fiquei curioso sobre o tal desnível entre a Genebra e a Maria Paula. dado o traçado das ruas, parece que nunca houve tal desnível. como era? por que existia?

  6. Joao Marcos disse:

    Salvo engano, o rio passa justamente ali no predio grande que construiram no vale, e que da para rua Japura… esqueci o nome do edificio, porem ele e enorme, e aparece ali quase na esquina da Rua Santo Amaro com a Maria Paula com um anuncio BACK.

    Outro detalhe sobre o viaduto, ali funcionava uma junta do Exercito… eu jurei a Bandeira ali, lembra muito um abrigo anti aereo pois funcionava debaixo do viaduto, na parte interna.. nessa epoca era comum fazer salas/reparticoes nos interiores de viadutos… vide o Servico Funerario Municipal.

    Sobre a foto, eu nao acho que ela tenha sido tirada do Jaragua… a distancia me faz pensar ser do Edificio do Estadao pois o edificio em vidro ao lado, mais perto do Viaduto, aonde fica uma agencia do Itau, e mais moderno.

  7. Outra coisa que lembrei sobre o viaduto: assim como o Dona Paulina e o Nove de Julho, ele foi projetado para que o Metrô passasse dentro de sua estrutura, em um dos primeiros projetos de linha que a cidade teve. Obviamente, nenhum dos três nunca foi usado para tal.

  8. amaury disse:

    aí fica a pergunta: a Francisca Miquelina não precisou ser escavada?

  9. Talvez até tenha sido escavada, mas, nas minhas pesquisas, não encontrei nenhuma referência a uma suposta terraplanagem da Francisca Miquelina. Também há que se notar que a Francisca Miquelina é muito mais plana que a Genebra.

  10. amaury disse:

    pois é, e a Santo Amaro também é mais plana até do que a Francisca Miquelina.

    então, ou a Genebra ficava meio que no meio de um morro – com a Brigadeiro em uma ponta e a Santo Amaro em outra – ou toda a linha do viaduto Jacareí e rua Maria Paula foi retificada, “puxando” para cima a Santo Amaro (no trecho em direção à Brigadeiro) e a própria Brigadeiro (no cruzamento com a Maria Paula/viaduto Dona Paulina).

    a própria Brigadeiro, no outro lado – ou seja, de quem vem do Largo de S. Francisco – dá uma bela “embarrigada” para baixo antes de cruzar a Maria Paula/Dona Paulina e começar a subir para a Paulista.

  11. Ednei disse:

    Na baixada da rua Una de fato tinha um córrego, mas é o Saracura, q corre na região chamada “Grota do Bixiga”: vem da rua Rocha, passa pela Cardeal Leme e dá na Praça 14 Bis, pra descer a 9 de julho.

    O córrego do Bixiga, acho q corria mesmo pela rua Japurá (ou entre ela e a Santo Amaro). De qq forma, passava pelo terreno do Silvio Santos, disputado pelo Oficina…

    Por fim, sobre o o fundo da foto entre os prédios, não creio q seja o Ibirapuera. Ele fica a sudoeste dos prédios. Pra ele aparecer no meio, acho q a foto teria q ser da região do CBI Esplanada (atrás do Teatro Municipal, no Anhangabaú), pegando o Planalto mais de frente.

  12. VD disse:

    A única área verde desta magnitude, possível naquela região, é o parque do ibirapuera.
    Gostei de saber sobre o Saracura, mas me deixou com mais dúvidas ainda, pois o vale hoje ocupado pela Avenida 9 de Julho atravessava o morro do caaguaçu, tanto que foi aterrado a pedido de Joaquim Eugênio de Lima, que queria uma região plana, e que o mesmo aterro, posteriormente, fora atravessado pelos túneis da avenida.
    E não lembro onde, mas li que ali atravessava um córrego ou rio, mas se o Saracura só nasce depois, na região do bixiga, que córrego era esse que ligava o lado dos jardins com o lado da Bela Vista?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: