Fotoreporterin

683O lugar é batido: o começo da avenida São João, com o Martinelli à direita e o prédio do Banespa lá no fundo. Mas eles são apenas coadjuvantes, pois fica claro que a intenção da fotógrafa foi mostrar as pessoas, muito mais do que a arquitetura.

O carimbo do verso, em alemão, indica que a foto é de Hildegard Winter, uma fotojornalista (“fotoreporterin”) com endereço em Berlim. Eu nunca tinha ouvido falar dela antes, mas pesquisando na internet fiquei sabendo que morreu em 2000, aos 84 anos, e que na década de 60 viajou pela África, Ásia e América Latina tirando fotos como esta: de gente.

682

4 comentários
  1. Nessa época, uma das lojinhas no térreo do Edifício Martinelli, na subida da São João, era a Óptica Foto Central, que pertenceu ao imigrante espanhol Constantino Lopez, meu avô paterno. A loja sobreviveu à morte prematura do meu avô em 1963, e seguiu tocada pelos outros sócios. Mas não resistiu à brutal decadência do comércio no centro da cidade na década seguinte. Fechou as portas por volta de 1976.

  2. Pedro Wolthers disse:

    André, este segmento de fotografia não mudou – se para a Conselheiro Crispiniano ?

  3. Olá Pedro. O segmento mais profissional da fotografia se estabeleceu na Conselheiro sim. Até hoje resistem algumas lojas por ali. Mas eu, embora não a tenha conhecido, tenho a impressão de que essa loja do meu avô tinha um perfil mais voltado ao consumidor final (mais ou menos como era a Fotóptica) num tempo em que fotografia era algo relativamente caro para a maioria da população. E esse público consumidor mais sofisticado abandonou o centro (em especial o chamado “centro velho”) nos anos 1970.

Deixe uma resposta

