2 comentários
  1. Sheila disse:

    Há dez anos atrás, quando resolvi deixar um emprego seguro para fazer mestrado na área de história da arquitetura e do urbanismo, o que me moveu para tomar essa atitude foi algo que eu nem sabia explicar direito. Só sabia que tinha a ver com um inexplicável interesse pelas casas antigas. Alguma coisa nessas casas me atraia. É como se eu tivesse vivido entre aquelas paredes, e agora elas tivessem algo a me dizer, algo sobre o meu passado.
    Um dia li uma frase, não tenho certeza se do Gilberto Freire ou do Lúcio Costa, que dizia uma coisa mais ou menos assim: “a gente como que se encontra… e se lembra de coisas que a gente nunca soube, mas que estavam lá dentro de nós…”.
    Acho que é um pouco por aí… Na medida em que fui desvendando aquelas casas e aquele bairro, adquiri uma compreensão acerca da cidade, importante para o desenvolvimento do trabalho acadêmico. Mas, mais do que isso, importante para o desvendamento da minha própria pessoa.
    Só não sei se compreender os erros e acertos passados, realmente ajuda a tomar os melhores rumos agora… Seja como for, é muito bom se saber quem se é.
    Mais uma coisa. É muito bom ver as tuas fotografias! Aí também é como se a cada nova foto eu conseguisse encaixar mais uma peça do quebra-cabeças!

  2. Oi Sheila, que bom ler isso. Acho que temos sentimentos muito parecidos em relação às casas antigas… E acho, também, que conheço a tua dissertação de mestrado, muito interessante por sinal. Se for a que estou pensando, é sobre a formação do bairro do Bexiga. Abraço!

Deixe um comentário

