A Doméstica

A foto parece ser dos anos 40. Pelo letreiro do bonde (47 – Vila Clementino) e pelo modelo do poste de iluminação, dá pra saber que estamos em São Paulo. Mas onde?

Esta foi difícil para mim, e eu não teria conseguido sozinho. Mas o Marcos César da Silva e o Felipe Alexandre Herculano, que conhecem melhor que eu a São Paulo antiga, me ajudaram a achar uma resposta.

O bonde 47 saía da rua Asdrúbal do Nascimento, subia a Brigadeiro Luís Antônio, entrava à esquerda na avenida Paulista e seguia pela Domingos de Moraes em direção à Vila Clementino. O tipo de poste indica que estamos no centro. E pela largura e arborização da rua, ela parece ser a Brigadeiro Luís Antônio.

Será que acertamos? Para ter certeza e saber a altura exata da Brigadeiro, só mesmo descobrindo o endereço da Casa de Móveis A Doméstica…

690

Fico devendo o crédito. A foto original estava à venda na internet assim mesmo, sem maiores informações. Não comprei, mas copiei a imagem.

5 comentários
  1. VD disse:

    garoa, neblina, charme, belo cotidiano

  2. Pesquisei, mas infelizmente essa Casa de Moveis “A Doméstica” não consta nas listas de lojas do Almanack Laemmert de 1936, 1938 e 1940.

  3. só consigo enxergar uma linha de trilhos(na brigadeiro eram 2???) e aparentemente atras do bonde o trilho é em curva,fazendo supor que acabara de entrar na rua (pode-se notar um bar na esquina ao lado da loja de moveis)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: