Da mesma janela

As duas fotos devem ter sido tiradas pela mesma pessoa, certamente impressionada com a transformação da paisagem. Foram colocadas em um mesmo álbum, com as datas anotadas a lápis: novembro de 1941 e outubro de 1947. Em menos de seis anos, a vista mudou completamente!

Olhando só para a primeira foto, eu teria dificuldade para reconhecer o lugar. Mas a segunda não deixa margem a dúvidas: é a avenida Ipiranga cruzando com a São João. A janela do fotógrafo, seja ele quem for, ficava na Ipiranga com a 24 de Maio.

5 comentários
  1. Paula disse:

    Será que essa janela ainda existe? Seria ótimo tirar uma foto recente!…

  2. Olha só, me parece que é São João com a Duque de Caxias, ali onde tinha aquele cinema Cinerama, de 3 telas, pouco acima de onde o Minhocão hoje vira para a Amaral Gurgel. Veja no Google Street View: http://j.mp/TtgiSt

  3. Obrigado, Celso! Mas na foto de 1947, o prédio com sacadas que aparece à esquerda é o do cine Marabá. Em frente a ele, o hotel Excelsior. Ambos na Ipiranga, quase esquina com São João.
    🙂

  4. É verdade, voce está certíssimo. Nas duas fotos. 🙂

  5. Impressionante. Uma confirmação visual do crescimento explosivo de São Paulo na primeira metade do século 20. Acho que só na China atual existem exemplos semelhantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: