Verascope Richard

736Jules Richard (1848-1930) foi um industrial francês, fabricante de material fotográfico e aparelhos ópticos. Um de seus produtos mais conhecidos foi o “Verascope Richard”. Era uma engenhoca que permita ver imagens em 3D, produzidas a partir de duas fotos quase iguais, mas tiradas de ângulos ligeiramente diferentes, impressas em uma placa de vidro.  No final do século 19 e começo do 20, Richard comercializou milhares dessas placas estereoscópicas, com imagens do mundo todo, para serem vistas no aparelho.

A placa estereoscópia nº 25.244 mostrava o “Viaduo de Chá”. Mas quando dei de cara com ela, demorei um pouco pra entendê-la. O viaduto nunca teve uma balaustrada como essa que aparece em primeiro plano, e isso me atrapalhou…

738

Só depois de um tempo é que percebi: o viaduto na verdade está mais para trás, mais ou menos no centro da imagem. É preciso procurar um pouco, mas depois que o achamos não dá mais pra não vê-lo.

Só não consegui descobrir de onde a foto foi tirada. Quem sabe alguém tenha um palpite.

737

A primeira foto (aparelho) é de Dominique Dalbiez / Wikimedia Commons. As outras (placa de vidro) são do site de uma casa de leilões. E quem gostou deste post talvez também goste deste outro.

6 comentários
  1. dario bueno disse:

    Prezados amigos: A foto provàvelmente foi tirada do antigo prédio Conde Prates; eu tenho um trabalho ( cenário ) de Romolo Lombardi com o balaustre em 1º plano e a lateral do Municipal. saudações cordiais e obrigado. p.s. no CRECI – R Formosa tem uma exposição comemorativa ao aniversário do TM com +/- 100 fotos das imediações c. XIX / XX.

  2. ruy debs disse:

    Mais tarde surgiu o View Master. A versão morte americana do Verascope Ricard. Ver centenas de exemplos no Google.

  3. Já vi fazerem GIFs animados com imagens assim, que dão uma impressão de 3D. Resolvi fazer com esta. Embora não tenha ficado tão boa quanto muitas outras que já vi, meio que funcionou: http://i.imgur.com/CF6x0sR.gif

  4. Obrigado, Alexandre. Ficou muito bom o Verascope Giesbrecht! 🙂

  5. Manolo Ramirez disse:

    Pelo ângulo ,creio que foi tirada no (ou próximo) mosteiro de São Bento,se a foto maior não estiver espelhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: