Cores de Artacho

Garimpando imagens para o blog, às vezes eu me surpreendo com as coisas que encontro. Esta foi uma das descobertas mais interessantes, e os fãs do João Artacho Jurado com certeza vão concordar comigo.

A foto é um slide de 35mm que estava misturado com dezenas de outros, de uma viagem que algum turista americano fez a São Paulo em fevereiro de 1959.

Reconhecer o local é fácil: é o saguão do edifício Bretagne, monumento da arquitetura kitsch paulistana que na época acabava de ser inaugurado.

Nem tão fácil assim é achar fotos em cores da sua decoração original, de refinado mau gosto, que há muitos anos deixou de existir. Eu, pelo menos, nunca tinha visto nenhuma.

748

5 comentários
  1. Beatriz Rivadávia disse:

    Ora, ali não era uma questão de mau gosto, mas de kitsch mesmo (alguma diferença? rsrs). Veja, preto e amarelo bombou na época. Era o máximo do moderno e assim é a parede vazada que separa os banheiros e caixas de correio. Repare que junto à parede há um imenso sofá de couro verde, que lembro até hoje, pois era super confotável e macio. E ao mesmo tempo á direita, uma poltrona de um outro tom diferente de verde. E a quantidade de plantas que torna o ambiente com uma tremenda poluição visual. Quanto as colunas, imagino que continuem com esse revestimento vermelho até hoje, não?Que me lembre, o vermelho da passadeira era igual ao das colunas. Discutir cor com Artacho é impossivel. E minha mãe se macomunava com ele e nossa casa era com todas as cores do arco-ires, para o meu desespero….

  2. amaury disse:

    veja, eu de maneira alguma critico o “mau gosto” mencionado no texto, e nem o autor por ter essa opinião. mas acho esse mau gosto bonito pra caramba…

  3. Giullia disse:

    Eu concordo com Amaury 🙂

  4. Gente, eu sou o primeiro a concordar com o Amaury. Não me levem tão ao pé da letra! É um mau gosto finíssimo e da maior qualidade, que eu também aprecio muito! 😉

  5. Talvez fosse mau gosto se algo fosse construído hoje tentando reproduzir esse estilo, pra época em que foi construído acho que era de extremo bom gosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: