Cores de Artacho

Garimpando imagens para o blog, às vezes eu me surpreendo com as coisas que encontro. Esta foi uma das descobertas mais interessantes, e os fãs do João Artacho Jurado com certeza vão concordar comigo.

A foto é um slide de 35mm que estava misturado com dezenas de outros, de uma viagem que algum turista americano fez a São Paulo em fevereiro de 1959.

Reconhecer o local é fácil: é o saguão do edifício Bretagne, monumento da arquitetura kitsch paulistana que na época acabava de ser inaugurado.

Nem tão fácil assim é achar fotos em cores da sua decoração original, de refinado mau gosto, que há muitos anos deixou de existir. Eu, pelo menos, nunca tinha visto nenhuma.

748

5 comentários
  1. Beatriz Rivadávia disse:

    Ora, ali não era uma questão de mau gosto, mas de kitsch mesmo (alguma diferença? rsrs). Veja, preto e amarelo bombou na época. Era o máximo do moderno e assim é a parede vazada que separa os banheiros e caixas de correio. Repare que junto à parede há um imenso sofá de couro verde, que lembro até hoje, pois era super confotável e macio. E ao mesmo tempo á direita, uma poltrona de um outro tom diferente de verde. E a quantidade de plantas que torna o ambiente com uma tremenda poluição visual. Quanto as colunas, imagino que continuem com esse revestimento vermelho até hoje, não?Que me lembre, o vermelho da passadeira era igual ao das colunas. Discutir cor com Artacho é impossivel. E minha mãe se macomunava com ele e nossa casa era com todas as cores do arco-ires, para o meu desespero….

  2. amaury disse:

    veja, eu de maneira alguma critico o “mau gosto” mencionado no texto, e nem o autor por ter essa opinião. mas acho esse mau gosto bonito pra caramba…

  3. Giullia disse:

    Eu concordo com Amaury 🙂

  4. Gente, eu sou o primeiro a concordar com o Amaury. Não me levem tão ao pé da letra! É um mau gosto finíssimo e da maior qualidade, que eu também aprecio muito! 😉

  5. Talvez fosse mau gosto se algo fosse construído hoje tentando reproduzir esse estilo, pra época em que foi construído acho que era de extremo bom gosto.

Deixe um comentário

