Sinais de fumaça

Em 1959, quando a foto foi tirada, a região do Ipiranga ainda era uma área fabril. Comprovamos isso à direita, onde dá pra ver a fumaça que alguma fábrica das redondezas soltava.

A fábrica deve ser hoje um galpão desocupado, dos muitos que existem por lá.

Ou quem sabe tenha virado um condomínio residencial, que também solta alguma fumaça por causa das churrasqueiras gourmet.

749

A foto é um slide de 35mm, do mesmo turista que tirou a do post anterior.

8 comentários
  1. Igor Nitsch disse:

    Esta foto reacendeu minha enorme curiosidade por uma foto antiga da Av. Dom Pedro. Apesar de sua importância, nunca encontrei uma fotografia que mostrasse com clareza tal avenida, principalmente no que se refere aos palacetes que lá existiam (e, alguns, ainda existem, posto que descaracterizados em sua maioria).

  2. Beatriz Rivadávia disse:

    Há mais de 40 anos não passo por aí, mas não é o gasômetro lá atrás? Então não seria Ipiranga, mas Móoca ou Braz, não? Não posso olhar o google maps agora, para recordar um pouco a região,os nomes das ruas para me situar, mas aguardo os palpites dos paulistanos. Vão cair em cima de mim, pois devo estar misturando tudo, mas por ali (ou não?) tinha as fábricas da Arno, Swift, Wilson….

  3. ruyacquaviva disse:

    A foto foi tirada em frente ao museu, mostrando os jardins e com o monumento ao centro em frente. Segundo em linha reta há a Avenida Don Pedro I. A estrutura que se parece muito com o gasometro está em um terreno que era da Comgas e talvez fosse uma unidade da empresa na época. Esse terreno fica do outro lado do Tamanduateí, onde já é a Moóca. O que nós conhecemos como gasômetro fica no parque Dom Pedro, mais ou menos 2 Km em direção ao centro pela Avenida do Estado. Eu sempre pensei que só houvesse tanques de gás lá e agora essa foto me faz imaginar que houvesse uma unidade de produção de gás na Moóca. Eu modo perto desse local, mais ou menos três quarteirões à direita do monumento.

  4. José Carlos Erbereli disse:

    A fábrica da Arno está localizada nessa foto exatamente ao lado do topo das árvores no lado direito da foto. Ao lado da referida fábrica está um galpão, onde, se não engano, havia uma revenda de automóveis. Na reta traçada a partir do monumento esta a Avenida D.Pedro (Ipiranga) que terminava exatamente nessa confluência entre Av Arno e Av dos Estados. Esse “gasômetro” que aparece na foto era exatamente na praça que havia nessa confluência. A fábrica da Swift (já demolida) era em Utinga, Sto André e a da Wilson era do outro lado dos trilhos do trem já na Mooca. Essa era parte do meu “caminho da roça” a já algum tempo atrás

  5. Essa praça no encontro da Av. Dom Pedro I com Av. do Estado tinha o nome de Praça Nove de Julho, depois mudaram para Alberto Lion, fundador da empresa que ficava próxima ao local. Do lado da Moóca o que sobrou da praça virou pátio de motocicletas apreendidas.

  6. Luiz disse:

    e outro ponto interessante dessa foto é o “pedacinho” do ônibus que é mostrado à direita. É um Volvo-Carbrasa da E.A.Viação São Bernardo !

  7. Fabio disse:

    Não tinha uma fabrica da Arno perto da Av.Ricardo Jafet perto da Ponte da Vila Mariana?

  8. larissa disse:

    Fábio, tinha sim. A fábrica da Arno foi demolida em 2011 e o terreno está vazio até hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: