Imagem composta

762 763

Quando encontrei estas duas fotos perdidas em um lote de slides velhos, fiquei surpreso com a beleza delas. Mas o que mais me surpreendeu foi perceber que, colocados lado a lado, os dois slides formam uma imagem só.

A imagem composta é da praça Ramos de Azevedo e do viaduto do Chá, emoldurados pelos principais prédios do centro, em um dia de grande movimento. Alguns dos prédios estão firmes até hoje, como o Martinelli, o Altino Arantes e o Sampaio Moreira, mas outros não tiveram essa sorte, como o Clube Comercial e a antiga Prefeitura, ambos no Anhangabaú, ou a antiga sede do Mappin na praça do Patriarca. Eles estão muito bem na foto, mas tiveram vida curta depois dela.

E as perdas já tinham começado. À esquerda do viaduto do Chá, não se vê o antigo prédio do Automóvel Clube. Pelo jeito ele acaba de ser demolido, pois no seu lugar ainda não começou a construção do caixotão de vidro que hoje existe lá. Este detalhe permite datar as fotos: elas são de 1951 ou 1952.

Mas de tudo, o que mais me chama a atenção é o tamanho da fila do ônibus, que começa na praça Ramos, vira a esquina e se perde no viaduto. Isto me faz pensar que a cidade podia ser mais bonita, mas de gentil não tinha tanto assim não…

10 comentários
  1. Joao Marcos disse:

    Esse local sempre foi um ponto de onibus muito importante e por isso as filas… na foto, em destaque um onibus GM importado da CMTC, ainda nas cores creme-vermelho.

  2. Joao Marcos disse:

    Creme e Laranja

  3. Alexandre de Sant'Anna disse:

    Adoro este blog (ou é site?). Dá uma olhada neste link. http://www.geoportal.com.br/memoriapaulista/ .É um Google Earth de 1958. Com um pouco mais de tempo vou mandar um monte de coisas. abraços.

  4. Martin, uma correção. O Prates que está em pé era a Prefeitura, o que tinha sido demolido que era o Automóvel Clube.

  5. Obrigado, Felipe! Eu me distraí e troquei os Prates, mas já corrigi o texto. 🙂

  6. sergio martire disse:

    20.12.14 a seguencia de fotos nos conclui que a data mais correta seria de inicio de 1950 pois ao gm 4004 da cmtc chegaram nessa data e a cmtc nao tinha devolvido os ford a seus antigos dono s

  7. Cupertino disse:

    Essas imagens coloridas de épocas para as quais o P&B é a tônica, são simplesmente desconcertantes. Elas confirmam uma impressão que eu tinha na memória dos tempos da infância; a de que era incomum um homem andar com trajes que não fossem de cores sóbrias. A segunda metade da década de 60 e, especialmente, a de 70, com as roupas coloridas e berrantes, mudaria isso!

  8. ganzel disse:

    Prezado Martin,

    Sou seu fã e seguidor de suas postagens há bastante tempo. Mas me permita uma pergunta. Não acha que colocar a assinatura do seu site sobre fotos que não são de sua autoria, é uma forma de apropriação indébita? Além do que inutiliza totalmente a imagem para efeito de coleção, para quem gosta de montar um acervo pessoal para visitar periodicamente.

    Um abraço e Feliz Natal.

    ASSINATURA DE EMAILS – ANDRE

  9. Obrigado pelo comentário, André.

    De fato, esse é um assunto um pouco delicado…
    Eu não gosto de marcar as fotos, mas comecei a fazê-lo depois que muitas delas começaram a ser reproduzidas em outros sites e blogs sem nenhum tipo de crédito ou citação de fonte.
    Por isso tenho colocado a assinatura em fotos cujos originais são de minha coleção pessoal (caso destes slides), ou em imagens “raras” que deram trabalho para pesquisar e conseguir. Gosto que elas sejam reproduzidas por aí, mas me incomoda que isso seja feito de forma pouco ética…

    Abraço e feliz Natal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: