Para os lados de Interlagos

Fotos antigas da cidade costumam ser em preto e branco, e as poucas coloridas que aparecem costumam ser da região central, que era muito mais fotografada. Por isso minha alegria ao encontrar estas duas, tiradas em 1951 bem longe do centro, lá para os lados de Santo Amaro e Interlagos.

Eu só soube que elas são de São Paulo por causa dos letreiros dos ônibus. O de cima é da linha 114 (Cidade Ademar), e o de baixo é o 123 (Interlagos).

Difícil mesmo é saber onde, exatamente, cada uma das fotos foi tirada. Para isso eu fui atrás do itinerário das duas linhas, que encontrei na Folha da Manhã de 1º de janeiro de 1952:

Linha 114 – Cidade Ademar: Ponto de partida na praça N. S. Aparecida (Moema), seguindo pelo rua Iraé, avenida Indianópolis, avenida Washington Luís, rua das Flechas e avenida Cupecê, com ponto final na praça Pedro Matias de Oliveira (Cidade Ademar). Volta pelo mesmo itinerário. 

Linha 123 – Interlagos: Ponto de partida na praça N. S. Aparecida (Moema), seguindo pela rua Iraé, avenida Indianópolis, avenida Washington Luís, rua Cristóvão Colombo, auto-estrada Interlagos, rua Icahema, com ponto final na praça Presidente Dutra (Cidade Dutra). Volta pelo mesmo itinerário, servindo-se no mínimo em 8 (oito) viagens diárias à praia.

Mesmo assim me é difícil descobrir os locais exatos. Meu palpite é que a foto de cima é na Washingon Luís, e a de baixo é na autoestrada (hoje avenida) Interlagos. Mas certeza, certeza mesmo, não tenho. Deixo a confirmação pra vocês.

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(Fotos de autor desconhecido, reproduzidas de slides de 35 mm da época)

20 comentários
  1. Beatriz Rivadavia disse:

    Não sei dizer em que anos, meus pais gostavam de almoçar aos domingos no Restaurante Interlagos e depois íamos para o autódromo onde sempre havia treinos e meu irmão e pai adoravam, para meu desespero e de minha mãe.
    O caminho era deserto, como se vê nas fotos e a “viagem ” longa e chata …. recompensada pela comida que eu adorava,sem lembrar o que seria.
    Martin com certeza sabe a quem pertencia esse restaurante, grande, no meio de um parque, com playground, algo inexistente nessa época. Lá, uma pilastra de concreto dos balanços caiu e matou a filha do Deputado Aldo de Moura Andrade, minha xará Beatriz Helena, episódio que me marcou pela vida afora. (talvez entre 55e57).
    Martin, maior admiração pelas suas pesquisas das linhas de ônibus, roteiros, etc. Lamento não conseguir ajudar, pois nem lembro qual seria o caminho que fazíamos. Creio que Domingos de Morais, av.Jabaquara, Moema que não tinha esse nome, talvez Brooklyn, av Santo Amaro, várias opções, todas de terra. Muita poeira para quem já sofria de rinite….

  2. Joao Marcos Turnbull disse:

    Ao fundo da foto, vemos a Represa… entao pelo itinerario, nao restam duvidas que seja a Avenida Interlagos, pouco antes de chegar no Autodromo

  3. Nessa época pouca gente tinha carro, mas isso não era problema. Certa vez meu pai me levou à represa de Guarapiranga para pescar e fomos de bonde, mesmo. Morávamos no Cambuci e nos dirigimos até o Largo Ana Rosa para tomar o bonde 101, cujo ponto final ficava quase em baixo da Ponte do Socorro. Dali até a represa era uma pequena caminhada. Havia muitas lojas por ali que vendiam varas e demais apetrechos de pescaria. Não pescamos nada mas deu para se refrescar nas límpidas águas da represa.

  4. sergio martire disse:

    sp o3-01-15 belas fotos que nos mostram a frota da cmtc em 1947-48 o fort 1941 era um dos 242 incorporados a cmtc na incampacao de 1947. o gmc 1940 tambem de empresa incorporada pela cmtc tambem nessa data.acredito que as fotos sao de 1947-48 pois a frota da cmtc nao tinha sido renovada

  5. Joseval Ribeiro disse:

    Na segunda foto, será mesmo o que se vê ao fundo seja a represa ? Avaliando no Geoportal (1958) as construções (Uma delas parece uma igreja ?) não aparecem em nenhum local da Avenida Interlagos. Outra possibilidade seria a Avenida Jangadeiro, uma vez que para se entrar na Rua Icanhema tem que se passar por ela. A questão é que a Jangadeiro tinha canteiro central em 1958. Essa está dificil…Vamos pesquisar mais.

  6. Claudio Bassi Elias disse:

    Interessante é que as fotos foram feitas dentro de um carro em movimento, em ruas que eram bem esburacadas e não saíram tremidas, numa época em que as câmeras populares não tinham muitos recursos. Pela qualidade da foto e por serem em slide, o fotógrafo deveria ser profissional.

  7. Cupertino disse:

    Emocionante demais! Parabéns por mais essa sensacional pesquisa!

  8. Bom dia, sempre acompanho o Blog, mas geralmente só observo porque quase nunca sei ajudar!

    Mas morando em Interlagos, suponho que a segunda foto seja da Av. José Carlos Pace, que começa na praça Enzo Ferrari, bem em frente ao autódromo na av. Interlagos.

    Segue a imagem no google street view:

    https://www.google.com.br/maps/@-23.7005613,-46.70282,3a,75y,292.3h,83t/data=!3m4!1e1!3m2!1sM-LA4PJ7ttWsr84hM6NlPg!2e0

    Paulo Heib
    Técnico Paisagista
    http://florplantas.blogspot.com

  9. Obrigado, Paulo! Como eu não conheço direito a região, fica difícil ter uma opinião segura. Mas olhando as duas imagens, parece que vc está certo. Elas têm muitos elementos em comum!

  10. Pedro Wolthers disse:

    Na primeira foto a montanha ao fundo pode indicar proximidade com a Vila Mascote e este ônibus estaria bem perto da AV Santa Catarina.

  11. Pedro Wolthers disse:

    Ou no sentido contrário : Vila Mascote ao fundo e onde é hoje o supermercado Pão de Açucar. Se realmente for, o Viaduto Washington Luís ainda não fora construido.

  12. Cupertino disse:

    Sensacional essa participação de vocês que, pouco a pouco, desvendaram a localização da 2ª foto.

  13. Joseval, agora não restam mais dúvidas!! =D Abraços

    E parabéns ao Martin por manter esse excelente espaço.

  14. A foto de Interlagos, acredito ser Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval, mesmo não estando no itinerário informado.

  15. Décio Monteiro disse:

    Não da outra : Avenida José Carlos Pace … O Paulo está certo : Olhem a igreja bem de frente, e veja como são parecidas com a da foto : https://goo.gl/maps/r23I8

  16. ronaldo disse:

    Morei na região por pelo menos 32 anos de 1970 a 2002, amo a história de sampa e sou busólogo nato fiquei contentíssimo com essa joia rara e até anexei como fundo de tela do meu notebook. Vou dar o meu palpite hipotético: Pelo ângulo pelo qual se vê a represa ao fundo ao meu ver não pode ser a billings sendo assim deve ser a guarapiranga, eu explico; quando se sobe a Av. Interlagos sentido bairro nas proximidades do autódromo o que se percebe é o rio Jurubatuba que por sinal é o principal rio da billings. No entanto, a região era riquíssima na época, tanto na fauna quanto na flora e também nos recursos hídricos. É uma pena que nós não valorizamos as riquezas que Deus nos deu.

  17. Cupertino disse:

    Ônibus exatamente como esse da fotografia aparecem nesse documentário de Jean Manzon, de 1952. Vale a pena assisti-lo e verificar inclusive como era possível prever então os desafios futuros da capital paulistana: https://youtu.be/SMlnCezDiDU

  18. Boa tarde, ao retomar o tema, por curiosidade fui até a rua José Carlos Pace, e consegui constar que realmente a 2ª foto é a mencionada pelo Paulo Heib, tirei foto da suposta igreja que não é uma igreja e sim um tipo castelo com torre, uma residência de luxo que inclusive esta a venda hoje em dia, apesar de ter uma igreja nas imediações a de São Pancrácio, mas fica numa rua bem mais para traz, a igreja é de 1940 mas era apenas uma capelinha de madeira e do ângulo da foto não tem como ser a igreja, ao lado tem uma casa branca até hoje também que pelo estilo deve ser construção da época, quanto o outro casarão mais ao fundo talvez tenha sido demolida pois a mais parecida fica no numero 140, porem não tem semelhança. as fotos estão no meu face João Cordeiro

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