Chá colorido

786Já faz um tempinho que meu amigo Reinaldo Elias vem se dedicando, com enorme paciência, a colorir a São Paulo antiga. Eu tenho acompanhado o trabalho com bastante interesse, e fico admirado com os resultados. Hoje não resisti e trouxe para o blog uma das imagens colorizadas por ele.

A foto original em preto e branco já é sedutora por si, mas com as cores do Reinaldo ela me deixou meio hipnotizado: fiquei feito bobo, andando de lá pra cá pelo viaduto do Chá de 1917, admirando a paisagem e a arquitetura. Tive que fazer um pequeno esforço para voltar.

A foto está em alta resolução, então vale a pena clicar nela para ver os detalhes.

787

A foto original é de Aurelio Becherini (1879-1939). Tudo que aparece nela já foi demolido, com exceção da igreja de Santo Antônio, na Praça do Patriarca, que continua igualzinha até hoje.

18 comentários
  1. Paisagem horrivel, não, Martin? Graças a Deus foi tudo pro chão!

  2. Daniel Ávila disse:

    Martin,

    Se não estou enganado, aquele prédio rosado na Líbero Badaró, com uma placa escrito “Belli & Co.” (ou algo assim — preciso trocar meus óculos), ainda está de pé. Ele se parece muito com o edifício vizinho ao Sampaio Moreira.

    Confere?

  3. Beatriz Rivadávia disse:

    Fantástico! Só nos resta agradecer e cumprimentar o Reinaldo Elias .

  4. Cristina disse:

    Que lindo que era ne? Pensar que hoje Sao Paulo é um lixo, principalmente o centro que virou uma favela gigante, totalmente degradado. Estou em Santiago, Chile agora passeando. É a primeira vez que venho aqui e estou admirada com a beleza e limpeza da cidade, e todos os prédios históricos estão em excelente estado de conservação. Essa foto do viaduto do chá antiga se parece com Santiago, tirando os trajes de época.

  5. Ele tem mais fotos publicadas em algum lugar da Net?
    Adoraria ver mais coisas.
    Trabalho fantástico. Parabéns.

  6. Cupertino disse:

    Já era tempo de alguém se dedicar a um trabalho como esse, aqui pelos nossos lados. Há algum tempo colorizei uma foto de 1932, na qual aparece, no Campo de Marte, o neto do Marechal Bittencourt antes de seu voo fatal, durante aquele conflito. Retirei a imagem original em p&b da página do “Tudo por São Paulo”. Não sei se você me desse a satisfação de pelo menos vê-la.

  7. Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Uma sugestão, seria legal explicar o método e como ele chegou a essas cores nas estruturas.

  8. Repassarei a sugestão ao Reinaldo. Obrigado!

  9. Daniel Ávila, ele existe mesmo e hoje tem um andar a mais.

  10. Obrigado pela informação! Eu não me lembro muito bem desse prédio, mas se vcs dizem que ele existe, eu acredito!

    Além dele, como comentou um leitor no Facebook, na foto também dá para ver uma palmeira que provavelmente está lá até hoje… 🙂

  11. Antes, gostaria de agradecer os elogios e também ao Martin Jayo pela publicação da foto colorizada. Respondendo as duas perguntas: 1- eu não tenho nenhum site para publicar fotos colorizadas, mas vou pensar na sugestão. Elas geralmente são postadas no Facebook, em uma página chamada SP Antigo – Memória e Preservação e na minha página pessoal. 2- Existem vários métodos de colorização de imagens em PB, alguns mais complexos e outros mais simples, mas todos eles exigem bastante paciência. Geralmente eu misturo todas as técnicas em um só trabalho. Além de uma pesquisa básica de cores, principalmente em fotos coloridas e antigas de cidades européias, já que aqui no Brasil é difícil encontrar alguma, eu me baseio mais pela intuição, algumas cores “casam” com as formas e outras não. Depois que o trabalho termina eu vejo que forcei muitos casamentos…rs. Enfim, é um trabalho construído mais da minha imaginação do que propriamente da realidade.

  12. Claudio Bassi Elias disse:

    Maravilha!!! Viajei no tempo. Parabéns.

  13. Simplesmente lindo. Que as novas pinturas sejam expostas neste agradável blog. De um fiél seguidor (há anos!).

  14. Denis Augusto disse:

    Parabens pela iniciativa. Lindo. Eu sou a favor de uma mobilização popular pela reconstrução

  15. Denis Augusto disse:

    Pessoal, antes de detonar a São Paulo de hoje, precisamos nos lembrar que nós soos os responsáveis por ela.

  16. V .Lucia disse:

    Adorei ver essas fotos em cores…..parabéns.

Deixe um comentário

