Mais chá colorido

790O post anterior era sobre uma foto do viaduto do Chá, pacientemente colorizada pelo meu amigo Reinaldo Elias. Depois de quase um mês sem atualizar o blog, volto hoje por coincidência com um tema parecido: outra foto colorizada, em que o mesmo viaduto aparece.

Claro que as técnicas não se comparam: o Reinaldo trabalhou no computador, e a foto de hoje é um slide de vidro pintado à mão há mais de 80 anos. O resultado está longe de ser bom, mas mesmo assim ficou simpático. Meu detalhe preferido são os sobrados comerciais em frente ao Teatro Municipal, onde mais tarde será erguido o prédio do Mappin.

Não sei quem tirou ou coloriu a foto. Talvez algum viajante meticuloso, já que o slide faz parte de uma coleção com outros de diversas cidades. São dezenas fotos dos anos 20 e 30, de Londres, Madrid, Barcelona, Paris, Nova York, Chicago, San Francisco, Rio de Janeiro, Buenos Aires, etc, todas caprichosamente mal pintadas. Esta é a única de São Paulo.

Leiloados na internet por unidade, os slides estão se separando. Eu acho uma pena: seria mais legal se a coleção não se desmanchasse…

789

4 comentários
  1. O edifício Alexander Mackenzie está só com a fachada do viaduto, não foi alargado, a foto deve ser no máximo de 1923/1924.

  2. Sheila disse:

    Não importa se o colorido é falso e mal feito. Por todo o conjunto que a gente dificilmente imaginaria, a imagem é maravilhosa!!! De onde será que foi feita?

  3. Um amigo meu acha (e eu acho que ele tem razão) que foi feita do Martinelli. Neste caso ela seria do final dos anos 20 ou comecinho dos 30.

  4. Claudio Bassi Elias disse:

    Acho que procede a origem da foto. No Google Earth, traçando-se uma linha reta do canto do Martinelli até onde seria o Mappin, apareceria só um pouquinho do palacete que está mais abaixo da Líbero.

Deixe um comentário

