Um álbum francês

840Gostaria de compartilhar com vocês um pequeno artigo que eu e meu colega André Fontan Köhler escrevemos juntos, e tivemos a chance de apresentar semana passada no 39º Encontro Anual da ANPOCS – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

O artigo se chama “Um álbum francês: olhar incomum sobre a São Paulo dos anos 1950”. Trata-se de um texto ainda muito preliminar, semente de um trabalho mais completo e parrudo que esperamos desenvolver em breve. E embora tenha sido apresentado em um congresso acadêmico, ele tem tudo a ver com o blog.

Para ler, é só clicar:  http://goo.gl/Rvn59l.

Espero que gostem!

6 comentários
  1. ruy debs disse:

    Nossa Martin que maravilha. Publicação em livro, já!!!

  2. Maria disse:

    Muito legal Martin e espero que o trabalho de vocês siga adiante. Bjs.

  3. Guilherme Pereira disse:

    Adorei o texto, combinação certeira daquelas fotos com alguém que sabe como enxerga-las. Que gostão de quero-mais!

  4. Cupertino disse:

    Absolutamente muito interessante! Tudo a ver. Parabéns a ambos pela excelente e esclarecedora matéria e publicação. Quanto à “excursão a Osasco”, de fato, até a década de 60, havia “vazios urbanos”, digamos assim, entre o Butantã e Osasco, através das atuais avenidas Corifeu e Autonomistas, interligadas. Na época eram conhecidas apenas por Estrada de Itu. A foto pode ter sido feita em qualquer uma delas.

  5. impressionante como os locais da cidade fotografados na década de 50 seriam irreconhecíveis hoje se não houvessem as anotações ou uma referência que ainda permanecesse no local,quem reconheceria a Brigadeiro rua de terra,a paulista com Consolação e a Bernardino se não houvesse a padaria?

  6. Luiz disse:

    Sensacional. Sobre o comentário a respeito do embarque para o Rio de Janeiro, Expresso Brasileiro mantinha uma moderna agência no número 885 da av.Ipiranga. Maiores detalhes podem ser encontrados em minha página “Expresso Brasileiro Histórico” no Facebook, inclusive com fotos da mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: