Anhangabaú

A foto, ao que parece de 1906, é  de um tal Frédéric Manuel, fotógrafo do qual eu nunca tinha ouvido falar. Fiquei sabendo dele por intermédio da Maria Paula Cosme, que postou a foto recentemente no Facebook. Gostei tanto que não resisti e resolvi copiá-la aqui.

O local é muito fácil de identificar: é o vale do Anhangabaú, atravessado pelo viaduto do Chá. Ocupado por casinhas humildes e uma ou outra plantação, nesta época o vale era foco de preocupações do poder público, que fazia planos de reurbanização. Em poucos anos, um jardim público afrancesado e monumental daria cabo de toda essa feiura, pobreza e caipirice.

Um século depois, a feiura bucólica do vale nem parece tão feia assim. E o parque afrancesado, inaugurado em 1917, trouxe pompa e beleza ao local mas acabou durando pouco: no final dos anos 30 foi rasgado por uma avenida.

Mas o melhor de tudo, para mim, é a resolução da imagem. Clicando nela, dá pra perder um bom tempo passeando nos detalhes e bisbilhotando as casas das pessoas. O que mais me chamou a atenção é o contraste entre o aspecto modorrento da vida no vale, onde tudo parece parado, e o intenso movimento em cima do viaduto, com grande tráfego de pedestres e bondes.

841

10 comentários
  1. Daniel Ávila disse:

    martin,

    salvo engano, as únicas edificações ainda de pé são a igreja do patriarca e a de são francisco… (mas acho que esta última foi sido modificada nos anos 1930, não? ou só o prédio da faculdade é recente?)

    a outra igreja mais à esquerda, cuja torre parece estar em obras, seria a antiga sé? seria a versão imediatamente anterior à atual catedral, ou alguma versão ainda mais antiga, você sabe responder?

    abraço!

  2. Cupertino disse:

    Sensacional em todos os sentidos! Excelente e saboroso o comentário! Uma dúvida, por favor : do lado esquerdo da igreja Santo.Antônio (na praça do Patriarca) há uma edificação que parece um farol. É isso mesmo, Martin?

  3. De que ponto foi tirada a foto? Dá para deduzir?

  4. Eu também nunca tinha ouvido essa edificação em forma de farol. Mas ela foi objeto de discussão ontem, na página do blog no facebook. Parece que é a torre era da companhia telefônica, que ficava na rua Benjamin Constant. Dela saíam os fios que ligavam a companhia diretamente a cada usuário. Apareceu até uma foto dela: https://www.pinterest.com/pin/491103534340096887/

  5. Daniel Ávila disse:

    Uau!

  6. iddeia cultura e pequisa disse:

    Republicou isso em iddeia cultura e pesquisae comentado:
    Imagens de uma cidade em mutação

  7. Saindo aproximadamente da metade do viaduto pode se ver a Ladeira do Bexiga atual rua do Ouvidor

  8. só queria postar o link e ficou a foto não sei porque,esta foto foi tirada do viaduto do chá

  9. Sears!!!Sim!!!eu e minha mae iamos na do Paraiso…e,a primeira gelageira que meus pais compraram,foi uma americana,talvez Kelvinator-e fez muito barulho logo na primeira noite.Dai minha mae foi la na loja,e eles foram buscar o refrigerador…e,devolveram o dinheiro!Mesmo porque,o slogan da loja era:”Satisfaçao garantida,ou seu dinheiro de volta”!E,gente,isto era la atras,qdo nao existia Procon!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: