Estação da Luz

Quando a estação da Luz foi destruída por um incêndio pela primeira vez, em 1946, o governo federal demorou 5 anos para reconstruí-la.

E como se vê nas fotos, ao final dos trabalhos a estação acabou ficando até maior do que era antes. Na imagem de cima, anterior ao incêndio, a ela tem dois andares. Na de baixo, depois da reconstrução, há um terceiro andar que não existia antes. Eu prefiro a primeira versão, mas a segunda também ficou muito bonita.

Esta versão nova, com três andares, foi destruída ontem. Agora vamos ver quanto o governo estadual vai demorar para reconstruir a estação de novo, e como vai ficar desta vez. Será uma medida de quanto regredimos.

As fotos são de cartões postais pesquisados pelo Luís Eduardo Salvucci Rodrigues.

E quem gostou deste post provavelmente também gostará deste outro, publicado um ano e meio atrás.

4 comentários
  1. Claudio Bassi Elias disse:

    Lembrando que estão na fila de espera: Museu do Ipiranga (abandonado) e o Memorial da América Latina (incêndio).

  2. Carlos disse:

    Eu não sabia que o terceiro pavimento tinha sido feito depois! A primeira versão tem uma simetria que foi perdida com a ampliação.

    Eu fico imaginando paralelos, ironias e contrastes nesta semana em que, enquanto o Rio de Janeiro ganha um relevante espaço de cultura que é o Museu do Amanhã, nós temos essa grande perda em São Paulo…

  3. Mario Favareto. disse:

    Martin, só uma correção. Em 1946 a Estação da Luz pertencia à São Paulo Railway, que era uma empresa privada, concessionária da ferrovia, e em 1946 mesmo terminou a concessão e a ferrovia foi devolvida para o governo federal, quando passou a se chamar Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. A estação da Luz só passou a pertencer ao governo do estado de São Paulo quando da criação da CPTM, em 1992, e assim permanece até hoje.

  4. Tem razão, Mario, foi um lapso meu. Escrevi governo estadual onde deveria ter escrito federal. Já está corrigido. Obrigado por avisar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: