Lavanderia Cysne

Não sei quem é a elegante figura da foto, mas certamente é alguém que entendia de moda e cuidava muito da aparência. Parece ter sido uma pessoa à frente do seu tempo. Se estiver vivo até hoje, deve ter uns 70 anos de idade e um visual hipster.

Por uma feliz coincidência, bem detrás dele está passando um caminhão da tradicional Lavanderia Cysne, que por décadas atendeu, em São Paulo, “os que exigem roupas bem limpas”. Evidentemente era o caso.

A foto foi tirada no Viaduto do Chá, tendo ao fundo o edifício Matarazzo (atual Prefeitura) e o hotel Othon (ainda em construção). No verso, alguém registrou a data – 28 de junho de 1953 – mas infelizmente não identificou o personagem.

Como se vê, a foto foi roída pelas traças. A roupa provavelmente teve o mesmo destino, e até mesmo a lavanderia, que funcionava em Pinheiros, fechou as portas há pelo menos 15 anos. Mas o garoto, seja ele quem for, talvez esteja tão vivo e elegante quanto há 62 anos. Quem sabe alguém o reconheça!

851

A foto estava em Votorantim-SP. O anúncio da lavanderia é da Folha de São Paulo de 20 de abril de 1970.

8 comentários
  1. Beatriz Rivadávia disse:

    Seria muito gozado se alguém identificar essa pessoa. Ele teria exatamente a mesma idade que eu, portanto deve ter chegado aos 70 agora. Havia esquecido totalmente do Othon. Lembro bem dele nesse ponto e quando inaugurou foi o máximo! Ele ainda existe ou puseram abaixo como o Ca D’oro?

  2. r.castro disse:

    eu tinha,nessa data,exatamente 4 anos e 5 dias de idade e sempre passava por aí com minha mãe.

  3. Edson Mendes disse:

    Sei não, mas acho que o casaco pode ter sido “herdado” do irmão mais velho, está um pouco grande pra ele… Salvo engano, o Othon foi reformado para abrigar apartamentos para pessoas de baixa renda.

  4. Cristina disse:

    💕 essa é a rua em que nasci! Minha mãe levava as fraldas de pano dos meus irmãos para lavar, porque senão elas ficavam no varal uma semana mofando. Que saudades!

  5. ralphgiesbrecht disse:

    O Othon iria ser reformado. No momento suas portas e vitrines do terreo estão lacradas com tijolos. Não creio que haja obra correndo

  6. ralphgiesbrecht disse:

    Meu filho casou-se no salão do mesanino no Othon em março de 2006. Grande festa e um cenário noturno espetacular visto das janelas. Muitos dos convidados disseram que jamais pensaram que a cidade fosse tão linda à noite ali, e muita genta jamais havia estado no centro velho antes. Dois anos depois o hotel fechou.

  7. Lauriberto Francischelli disse:

    Que legal ver essa foto e a propaganda da lavanderia….trouxe-me a lembrança de quando faltava agua na região, íamos buscar agua lá, pois eles tinham um poço artesiano que possuía agua de excelente qualidade.

  8. Ainda existe, foi invadido pelos movimentos de luta por moradia, ficou detonado e parece que vai ser sede da GCM.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: