Chalé inglês

Eu nunca tinha ouvido falar de Edward Dukinfield Jones. Pesquisando na internet, fiquei sabendo que ele foi um engenheiro inglês, natural de Liverpool, que chegou ao Brasil em 1877 e por aqui viveu alguns anos. O que veio fazer exatamente, não consegui descobrir.

Mas parece que o engenheiro gostava de mariposas. Em 1882, em parceria com outro inglês, escreveu um estudo chamado “Metamorphoses of lepidoptera from San Paulo, Brazil, in the Free Public Museum, Liverpool” (Metamorfoses de lepidóptera de São Paulo, Brasil, no Museu Público de Liverpool). E em 1908 saiu outro, “New species of lepidoptera-heterocera from Southeast Brazil” (Nova espécie de lepidóptera heterócera do sudeste do Brasil). Os dois artigos foram publicados na Inglaterra.

E além de mariposas, ele gostava também de fotografia. Em 1894 publicou, também na Inglaterra, um livro-álbum intitulado “Views of the state of Parana” (Vistas do estado do Paraná), com 86 fotos, a maioria delas da cidade de Castro e seus arredores.

Algum tempo atrás, uma grande coleção de fotos originais do inglês apareceu à venda na internet. E, misturadas com as do Paraná, havia algumas da cidade de São Paulo.

A mais interessante era esta que reproduzo abaixo. Olhando só para a imagem, nem daria para saber que ela é de São Paulo. Mas a anotação a lápis no verso, feita provavelmente pelo próprio inglês, explica que se trata de um chalé na rua Pacaembu de Cima.

A rua mudou de nome duas vezes: primeiro para Boulevard Burchard, nome que não vingou, e em seguida para Avenida Higienópolis.

Falta agora descobrir em que ponto da atual avenida ficava o simpático chalé. Minhas habilidades de pesquisa não chegam a tanto…

856

3 comentários
  1. Pedro Wolthers disse:

    Não seria parte da Fazenda da Dra Angélica, perto da entrada da mesma com muitas palmeiras?

  2. Claudia A Ziggiatti disse:

    tente na Rua Botucatu – com esse sobrenome, não remete à Rita Lee? ela morava ali…

  3. Cláudio M. Senna disse:

    Pesquisando sobre a Estação da Luz, projetada por escritórios ingleses, encontrei desenhos do Hospital Samaritano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: