Entre ganhos e perdas

A foto mostra a praça da Sé. Um detalhe da catedral pode ser visto no canto direito, ajudando a reconhecer o local. O resto está quase irreconhecível. Os cartazes da campanha de Jânio Quadros, candidato a presidente em 1960, sugerem que ela tenha sido tirada nesse ano.

De praça mesmo, na época, o lugar só conservava o nome. A praça funcionava na prática como terminal de ônibus, e se manteria assim até o início da década de 70, quando as obras do metrô empurraram o terminal para o parque Dom Pedro.

Mas é uma pena que, entre ganhos e perdas, a forma como o metrô chegou tenha feito mais mal do que bem à praça. Junto com os ônibus, também foi embora o prédio Santa Helena, que se vê ao fundo, um dos mais belos que São Paulo já teve. Sua demolição, em 1971, acabou transformando as praças da Sé, à frente dele, e Clóvis Bevilacqua, atrás, numa maçaroca só.

Fotos em cores do Santa Helena são bastante raras, como eu já disse em outro post, e isso torna esta imagem particularmente interessante. Ela é reproduzida de um slide de 35 mm da época, de autor desconhecido.

9 comentários
  1. Sheila disse:

    Esses pontos de ônibus, lembro deles no vale do Anhangabaú, nos anos 50. Eu devia ter 5, 6 anos e me sentava na base de concreto para esperar o ônibus que ia para o Brooklin… E eu morava no loteamento Cidade Monções do Artacho Jurado…
    Lembranças como esta – como todas as fotos postadas no blog – ao mesmo tempo que são um tanto carregadas de nostalgia, me fazem curtir muito o meu trabalho. Além de ter me tornando estudiosa do espaço urbano, me sinto um pouco a “testemunha” viva da cidade que vai ficando para trás…

  2. Regina disse:

    O saudosismo nao parrce casar com o evolucionismo. A saudade transporta nos so ideal que nao consegue resolver questoes praticas das urgencias trazidas pelo aumento da populacao.

  3. E os postes também mudaram. Esses são do Tipo 26, Os atuais são os Tipo 16.

  4. José Bueno Franco Neto disse:

    Me lembro muito bem da Praça da Sé nos anos 60 e do Palacete Santa Helena, porque no térreo tinha o Cine Santa Helena, lindíssimo, aonde eu ia muito, como parte da nobre atividade de matar aula. A demolição do Santa Helena foi cruel e desnecessária, uma prova de que a sensibilidade em relação à beleza é considerada frescura.

  5. ibsrock disse:

    A questão é: uma coisa exclui a outra? Ou seja, aquela era a única solução técnica para a estação da Sé? Sei que na praça da República queriam derrubar o Caetano de Campos mas houve resistência e ele foi mantido. Será que em um período democrático o quateirão do Santa Helena teria sido demolido? O Minhocão teria sido construído? O Pq. D. Pedro II teria se transformado em um terminal de ônibus e coberto por viadutos?
    Para se fazer uma linha subterrânea de metrô hoje se usa a solução do ‘tatuzão’, que cava a cidade por bairros nobres e evita transtornos viários mas custa uma fortuna comparada a solução de trilhos sobre calha, que foi utilizada nas linhas sul e oeste principalmente, e em toda Manhattan e na nova linha sob a Unter den Linden em Berlim.
    Resumindo, pra mim foi uma escolha política e não técnica, e que destruiu a linda praça da Sé, com sua forma retângular que emoldurava a catedral com lindos edifícios lindeiros.

  6. Claudio disse:

    Sem contar o Mendes Caldeira, pelo que me consta, era um prédio ainda novo quando da sua implosão. Teve uma vida bem curta.

  7. Luiz AG disse:

    O que mais me impressiona, além da limpeza, e a equalização da tampa de bueiro. Como é difícil encontrar isso hoje em dia. Sem falar na qualidade do asfalto.

  8. yramaia fogaça de almeida disse:

    O mais engraçado nessa foto é que esse moço que aparece em primeiro plano é a cara do meu tio Mário, se não for ele é muito parecido. Hoje ele já morreu e eu vou tentar mostrar essa foto para minhas primas.

Deixe uma resposta

