Fabrica de chapeos

Pode não parecer, mas o desenho é da esquina das ruas Lavapés e Scuvero, no Cambuci. Para não me deixar mentir, no fundo à esquerda está a igreja Nossa Senhora da Glória.

Essa construção gigantesca é a “Fabrica de Chapeos Dante Ramenzoni & Cia”. Fundada em 1894, ela funcionou neste lugar até encerrar as atividades, em meados da década de 1970. No processo de falência, o terreno de 18 mil metros quadrados acabou virando propriedade do governo do estado, que implodiu a fábrica em 1988 para construir uma subestação da Eletropaulo.

Hoje, o local está como na foto abaixo. Reparem como a igreja não mudou nadinha. E também vale a pena ler a matéria sobre a implosão da fábrica, no Jornal do Brasil de 25 de julho de 1988.

A primeira imagem é de um cartão publicitário da Ramenzoni, provavelmente dos anos 20. A foto atual é do Google, e a matéria do Jornal do Brasil é reproduzida do site da jornalista que a assina (linadealbuquerque.com).

4 comentários
  1. ibsrock disse:

    De chorar… Literalmente.

  2. Poxa! E que merda construíram no local!

  3. José Bueno Franco Neto disse:

    Com um mínimo de criatividade daria para preservar o complexo, construir a subestação, um condomínio, tudo junto. A preservação da história é sempre o último dos critérios, que pena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: