Cr$ 5,00

Quando se mudou da praça do Patriarca para a praça Ramos, em 1939, o Mappin tentou mudar de nome e passou a se chamar Casa Anglo Brasileira. A tentativa durou alguns anos, mas não vingou: as pessoas continuavam chamando a loja de Mappin mesmo.

Esta foto é uma das poucas que existem do prédio com o nome trocado na fachada. Algum tempo depois, o letreiro com a marca Mappin voltaria ao seu lugar.

Porém, o que torna a foto rara mesmo nem é isso, mas sim o fato de ela ser em cores, em plena década de 1940. O Mappin, aliás, só aparece por acaso: a riqueza está nos personagens do fascinante carrinho de mexericas, vendidas a 5 cruzeiros a dúzia.

A foto é reproduzida de um slide de 2 1/4 polegadas, formato que foi comum nos anos 40, antes de os filmes de 35 mm se popularizarem.

E quem gostou deste post provavelmente também vai gostar deste outro.

5 comentários
  1. Marcos Bastos Coelho disse:

    pô meu, meu sogro trabalhou a vida inteira até se aposentar no começo da década de oitenta, agora me apareçeu uma duvida; qualo significado do nome mappin?

  2. É o sobrenome dos ingleses que fundaram a loja…

  3. Joao Marcos Turnbull disse:

    Nas minhas últimas compras no Mappin, no inicio dos anos 90, as notas ainda vinham com o nome CASA ANGLO BRASILEIRA (mesmo mantendo nome fantasia, a razão social já tinha alterado). A JUCESP data de 1942 a criação do CNPJ da Casa Anglo Brasileira.

  4. Sim, a razão social se manteve “Casa Anglo Brasileira” até o fim. Eu também me lembro disso!

    Curioso que a inscrição na Jucesp seja só de 1942. Veja o comunicado que saiu na Folha da Manhã de 2 de julho de 1939, página 11:

    “AOS NOSSOS PREZADOS CLIENTES E AO PUBLICO EM GERAL
    Realizando uma velha aspiração de nossa casa é com prazer que noticiamos aos nossos prezados clientes a transformação de Mappin Stores em sociedade anonyma brasileira, passando a nossa organização a denominar-se, desde hontem, Casa Anglo-Brasileira SA.
    Ao optar por esta nova nova designação tivemos por escopo prestar homenagem aos dois grandes povos – brasileiro e britannico – aos quaes se devem a existencia e o progresso ascensorial do estabelecimento que é orgulho de S.Paulo e do Brasil. De igual forma queremos aproveitar esta opportunidade para externar a todos os nossos clientes a nossa sincera gratidão pelo apoio e confiança com que nos têm distinguido, confiança e apoio que influiram, decisivamente, na consecução de tal engrandecimento.
    SEMPER AD MELIORA foi, é e será sempre o nosso lema! Para o tornar cada vez mais digno do roteiro percorrido, não pouparemos esforços em servir, sempre e sempre melhor, a nobre gente brasileira e aquella que, vinda de longes terras e irmanada no mesmo anceio de trabalho, tanto vem contribuindo para a grandeza e prosperidade da Nação.
    Casa Anglo Brasileira S.A.
    Sucessora de MAPPIN STORES”

  5. Paulo R Razza disse:

    Dez e trinta e cinco eternizada no relógio. Se desse para ver a data do Diário Oficial…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: