A diferentona

Odila é a diferentona da foto. Ela é a única que teve o nome anotado, e a única que posou separada das colegas, ao lado de seu garboso professor.

As razões de tanto privilégio se perderam junto com os envolvidos: a foto tem 97 anos, e não sobrou ninguém que possa explicá-las.

A única que restou é a escada que emoldura a pose, que evidentemente não pode contar a história. Mas só o fato de ela ter sobrevivido já é notável em São Paulo, onde o normal é que as construções (sobretudo as belas) desapareçam antes das pessoas.

Pensando bem, a escada é outra diferentona na foto.

915

916

A foto antiga, com um 1919 anotado no verso, estava em um sebo em Santos. A foto atual fui eu mesmo que tirei hoje de manhã, na Escola Estadual Conselheiro Antonio Prado, na Barra Funda.

6 comentários
  1. As grades das escadas resistiram ao tempo. Mas, pelo pouco que se consegue ver das portas antigas (a de baixo escondida atrás das meninas), elas dão a impressão que eram bem mais bonitas que esses estrupícios que puseram no lugar, não? Bons tempos em que o Liceu fornecia essas peças para os prédios públicos.

  2. A escola, na verdade, tem duas escadas como esta. Não sei qual das duas é a da foto de 1919, pois são exatamente iguais. Fotografei a que fica de frente para a rua, pois era sábado e a escola estava fechada quando eu passei.
    A outra ainda tem uma porta antiga de madeira. Dá pra vê-la da rua, mas para tirar a foto eu teria que entrar.

  3. Sheila disse:

    Exemplares cada vez mais raros na cidade… Nossa memória vai ficando restrita às fotos e me pergunto se as fotografias digitais também vão conseguir sobreviver?…

  4. Katia S. disse:

    Incrivel mesmo estas grades terem resistido ao tempo e em tao bom estado! Eu tenho grades de ferro no meu predio e sao bem mais recentes que as da foto e estao em estado lamentavel!!!! (desculpem a falta de acentos… nao sou eu mas o computador)

  5. Viasa disse:

    Escolas centenárias são muito comuns em Montevidéu ou Buenos Aires. Uma pena serem tão raras em nosso país, uma vez que o dever de oferta de educação básica a toda a população dentro da faixa etária ideal só se consolidou em 1971, enquanto nos nossos vizinhos essa condição republicana existe há mais de 100 anos, de fato.

  6. Martin, não sei o que é melhor nos seus posts, as imagens ou os textos. Muita qualidade, o que é raro no Facebook e na Internet em geral.

Deixe uma resposta

