Deutsche Schulle

953

São Paulo gosta tanto de demolir seus prédios antigos, que ao ver fotos como esta a gente vai logo supondo que eles não existem mais. Mas nem sempre isso é verdade.

Este cartão postal, por exemplo, é da primeira metade do século passado. A legenda hoje soa estranha: trata-se da Escola Allemã (Deutsche Schulle), na rua Olinda.

De lá pra cá, quase tudo mudou ali. A Escola Allemã não existe mais com esse nome (virou Colégio Visconde de Porto Seguro), e não funciona mais nessa rua. A própria rua também não é a mesma: foi desfigurada em 1970 pela construção do complexo minhocão-Roosevelt e nunca mais se recuperou. Nem mesmo o nome ela manteve, rebatizada de João Guimarães Rosa.

Em meio a tanta mudança, só ficaram mesmo os dois prédios para contar a história. Eles são a única coisa do cartão que ainda pode ser reconhecida, como se vê na foto atual, do Google.

954

7 comentários
  1. Tiago Bolzan De Luca disse:

    Finalmente descobri o que eram esses belos e deteriorados prédios ali na Roosevelt! Provavelmente imóveis tombados, mas infelizmente inabitados, sem nenhum uso.

  2. BEATRIZ HELENA RIVADAVIA LOPES disse:

    Lembro muito bem quando o Porto Seguro era ali. Confesso que também pensava que esse casarão não existisse mais. Vou enviar aos meus sobrinhos que estudaram no Porto, mas já no Morumbi. Realmente me dei conta que nunca mais tinha visto publicações suas!Volte a nos deliciar com suas pesquisas!

  3. Sheila disse:

    Atualmente, no prédio maior funciona parte do antigo Colégio Caetano de Campos (a antiga Escola Normal da Praça). Embora um tanto “desleixado” o prédio mantém suas características básicas, além de ser de extrema utilidade para a população. Quanto ao casarão no primeiro plano, à direita, este realmente está totalmente deteriorado. O telhado e o forro já ruíram e só as paredes se mantém.
    O prédio do Caetano de Campos, após um embate entre o poder público – que desejava derrubá-lo para a construção do da estação República do Metrô – e a população, passou a ser ocupado pela Secretaria da Educação do Estado. Outra parte da escola foi locada na rua Pires da Mota n.99, bairro da Aclimação.

  4. José Bueno Franco Neto disse:

    Precisa-se de restauro urgente. Mas tem uma outra Deutsche Schulle na Rua Eça de Queiroz, na Vila Mariana? Um colégio muito tradicional, chama-se hoje Benjamim Constant. Seu início, se não me engano, foi também como Deutsche Schulle. Com a diferença que o prédio original, muito bonito, está perfeitamente mantido, e o colégio funciona plenamente.

  5. José-Adolpho Gordo disse:

    Também conhecida como Olinda Schüsller.

  6. José-Adolpho Gordo disse:

    O corretor de textos não conhece a língua alemã.
    Olinda Schulle.

  7. roseli domingues disse:

    sentimento de tristeza por não darmos valor à nossa historia e sentimento de gratidão a ti por
    nos passar essas informaçoes que tanto valorizo..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: