Jogo dos 7 erros

Dizem que no final dos anos 50 e início dos 60, quando estava recém-construído, o edifício Bretagne era ponto de peregrinação turística. Os ônibus encostavam na avenida Higienópolis para que a turistada pudesse ver de perto aquele verdadeiro monumento, de finíssimo e arrojado mau gosto.

Esta foto parece confirmar a lenda. Ela apareceu num lote de slides velhos à venda em Columbus, Ohio, e deve ter sido feita por algum americano em viagem por aqui. A moldura do slide tem a data de revelação: janeiro de 1960. Pelo enquadramento ruim e pela má qualidade geral, a foto só pode ser de turista mesmo.

Mas apesar da qualidade, ela permite ver algumas características originais do prédio de Artacho Jurado que hoje não existem mais.

O que mais chama a atenção é a maior integração que havia entre o condomínio e o espaço público, mais tarde quebrada pela instalação de grades de segurança. Mas há outros detalhes. Um deles é a entrada para carros que parece estar funcionando à direita, hoje anulada. Outro é o guarda-corpo do terraço sobre o salão de festas, bem mais interessante que o atual. E ainda há as luminárias vermelhas e brancas dos postes, substituídas por uns globos brancos bem menos artachianos.

Deve haver mais diferenças que eu não notei. Se alguém perceber alguma, avise!

969

6 comentários
  1. Marcia Maresti Lima disse:

    Era notável, não tinha vez que meu pai passasse pela av. Higienópolis e não falasse, diante do nosso assobro, ” aí só mora ladrão e bandido”. Sábio o seu Oswaldo! De lá pra cá as coisas só pioraram, pai.

  2. Michel rodrigues disse:

    Marcia, boa noite. Não entendi seu comentário. Por onde o edifício era ou é moradia de criminosos? Algum fato novo sobre o edifício?

  3. Vendo pelo street view, a sensação q tive é q a integração maior com a rua se dá tbm pelas plantas, q estavam mto menores e densas que hoje em dia.

  4. Alexandre disse:

    Embora não sejam o objeto desta análise aqui, de se notar a Rural Willys e a Vemaguette, dois exemplares de veículos de fabricação nacional à época.

  5. Georgia V Mariano disse:

    Jura que você acha esse prédio de mau gosto? Eu o acho tão enigmático… Aliás quando entramos da Consolação pra Maria Antônia passada algumas poucas quadras chegando em Higienópolis, parece que entramos num outro universo. Outra atmosfera. O visual tipico de centro muda rapidamente pro verdejante quatrocentão cafona, com o plus de um ar mais puro e judeus ortodoxos. Nenhum dos dois universos são exatamente ruins. Apenas contrastantes.
    Confesso que estou há duas horas lendo suas postagens. Parabéns!
    😊

  6. Que bom que gostou do blog, Georgia. Fico feliz! Na verdade, eu adoro os prédios do Artacho. Eles são de um mau gosto finíssimo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: