Quando a cidade era mais gentil nasceu em dezembro de 2010 como um álbum de fotos no Facebook. Durante todo o ano seguinte fez mais sucesso do que eu esperava, e cresceu mais do que eu esperava, inclusive com contribuições que alguns amigos (reais e virtuais) generosamente me enviaram.

Em dezembro de 2011, no primeiro aniversário, resolvi trazê-lo para cá. Não tenho muito tempo para administrá-lo, mas ele colabora: ao contrário de muitos outros, é um blog que não faz questão de ser “atualizado”.

Espero que gostem, comentem, participem, divulguem. 

Martin Jayo

_______________________

Como citar em trabalhos acadêmicos:

Caso você queira citar alguma das postagens deste blog em seu trabalho acadêmico (tcc, dissertação, tese artigo, etc.) por favor dê a referência usando o formato abaixo. Obrigado!

JAYO, Martin. [título do post]. Quando a cidade era mais gentil, São Paulo, [data da postagem em formato dd/mm/aaaa]. [endereço url do post e data de acesso].

_______________________

Nota sobre direito autoral: Muitas das imagens publicadas neste blog são de domínio público ou de autor desconhecido. Algumas, entretanto, podem estar protegidas por direitos autorais. Se você detém os direitos sobre alguma das imagens e não deseja que ela seja reproduzida aqui, por favor entre em contato e a questão será resolvida imediatamente. Os textos publicados neste blog, salvo quando colocados entre aspas e indicado o contrário, são de minha autoria e podem ser reproduzidos em qualquer meio, para fins não comerciais, desde que citada a fonte, estando licenciados sob uma licença Creative Commons do tipo “atribuição – não comercial – sem derivações”.

34 comentários
  1. Mariana NObre disse:

    Estou apaixonada pelo blog! Parabéns

  2. Peter disse:

    Muito bacana o teu trabalho, parabéns!

  3. Marcelo Borges disse:

    Parabéns pelo blog, tomei a liberdade de compartilhar com meus amigos de facebook.

  4. Ivo Uvo disse:

    Muito legal!! voce não tem idéia o bem que nos faz este seu blog!!

  5. Posso sugerir (e pedir) que você inclua um botão para assinar o blog usando RSS? Não dá trabalho usando o WordPress (acho), e ficaria muito mais fácil seguir.

  6. Martin disse:

    Felipe, obrigado pela sugestão! Tentei de várias formas e nenhuma funcionava, mas agora acho que consegui. Veja se está bom, e qqr outra sugestão sou todo ouvidos!

  7. LuisCarlos Peleja disse:

    Muito bacana seu site amigo. Tenho 40 anos morando nos Estados Unidos e sempre quando visito minha Sao Paulo ando pelas ruas da Vila Mariana tentando resgatar o passado. E’ uma pena que o governo nao tenha memoria para manter a historia de nossa cidade. Lhe deixo com um ditado americano; “After you’ve tried all flavors, you always go back to vaniila, strawberry and chocolate.” Um grande abraco e continue com este belo blog.

  8. José Sergio Osse disse:

    Seu blog é realmente sensacional. Parabéns pelo trabalho!

  9. Fabio disse:

    Que incrível este blog!! Dá até vontade de ter vivido na São Paulo aki retratada…. Lindo. Me apaixonei pelo blog. Parabéns.

  10. Claudio Bassi Elias disse:

    Parabéns pelo trabalho.
    Todo dia passo, pelo menos, duas vezes para ver as novidades.

    Abraços

  11. muito bom ! adorei seu trabalho !

  12. Jaime Iglesias erral disse:

    Martin, seu blog é instigante porque coloca o espectador no cenário do tempo de cada imagem. As fotos são como momentos estáticos, imortais, eternos. Reunir tudo isso e calçá-lo com palavras e verbos é o talento que cativa. Parabéns!

  13. Nanci de Toffoli disse:

    O seu blog é simplesmente imperdível! Entre os sites que conheço sobre a São Paulo antiga, este é o melhor. Vou acompanhar sempre. Parabéns pelo seu trabalho.

  14. Muito bom seu blog. Sou artista visual frequentemente focada na memoria. Em 2012 fui convidada a fazer um trabalho utilizando o Acervo Iconografico de Sao Paulo. O resultado me aproximou imensamente do passado da cidade. Alem de imagens tambem utilizei equipamento analogico utilizado pelos fotografos da prefeitura traçando um paralelo entre a evolução da fotografia e a transformacao da cidade. Se puder dea uma olhada no meu portfolio on line chama-se “Tombo:”, foi mostrado na Casa da Imagem, no Masp e atualmente esta no MON , em Curitiba. Rochelle

  15. Antonio Padua disse:

    De há muito não via um trabalho tão bem feito, ótimas fotos, muito bem redigidos os comentários (em tom coloquial), sou uma pessoa saudosista (minha mulher briga comigo), sou de 1937, sempre ía a cidade, quer a trabalho ou estudando, então lembro das imagens de certas fotos. Vou começar a procurar no bau, caso encontre algo, gostaria de colaborar. Muito obrigado pelas lembranças.

  16. Cupertino disse:

    Só tenho uma palavra, e de espanto, para o riquíssimo material que você expõe, para seus comentários saborosos de documentarista que conta e que nos alerta: Impressionante!

  17. Agostinho Toledo disse:

    Cara, muito, muito bom este seu trabalho, tenho conhecido lados da minha cidade até então desconhecidos.
    Muito bem escrito, muito bem diagramado, detalhes de bom gosto até na montagem visual do bloq.
    Parabéns por este seu empenho.

  18. Jorge Luiz Iki disse:

    show o blog! procurei mas nao achei! vc tem alguma foto da alameda lorena altura do 264 (jardim paulista) ou rua rocha altura do 175 rs (bixiga) muito obrigado

  19. Parabéns pelo blog. Excelente trabalho.

    Porém, está muito centralizado. Acredito que daqui a um tempo terá fotos dos bairros.

    Adoraria ver foto do tradicional e antigo bairro que nasci. Santana.

    Já indiquei para um monte de pessoas.

  20. Ola Martin, gostaria de saber se vc ministra cursos ou sabe me informar sobre algum sobre a memória da cidade.

  21. Conheço sim, mas nunca as usei no blog. Quem sabe use em breve. Obrigado!

  22. Eliane disse:

    Adorei o blog. Aguardo mais postagens. Parabéns!

  23. Muito bom esse blog, quero acompanhar seus posts. Abraços

  24. greice disse:

    Adoro o blog. São histórias como as abordadas aqui, que nos fazem pensar e refletir no nosso cotidiano de hoje, sobre as mudanças e interferências que a cidade de São Paulo passou e ainda passa em nossas vidas.

  25. roberto mateus disse:

    Acompanho o blog e só posso tecer elogios a este trabalho maravilhoso de resgate da nossa história cotidiana. Parabéns.

  26. Simone disse:

    Lindas fotos de São Paulo, me fizeram sentir ternura pela cidade e a região do centro, onde moro, hoje tão embolorada e decadente.

  27. ADEMIR MARIA disse:

    O blog não está mais sendo atualizado?Que pena…

  28. Obrigado pelo comentário, Ademir!
    De fato, ultimamente não tenho tido tempo para o blog e ele acabou ficando parado nos últimos meses. Mas pretendo voltar em breve!

  29. Ademir Richotti disse:

    Faço votos que sim! obrigado

  30. Sheila disse:

    “Fuçando” informações sobre um trabalho descobri um vídeo do YouTube, publicado no blog em 09/12/2014. O vídeo foi feito em 16 de outubro de 1988. Tudo indica que era um (acho que) japonês dando uma circulada pela cidade.
    Sensacional! Curti muito “andar” pela cidade de mais de 20 anos atrás e rever lugares guardados na memória.

Deixe um comentário