Um flâneur anônimo em São Paulo

Hoje não vou escrever no blog, mas tenho uma leitura pra indicar. “Um flâneur anônimo em São Paulo: olhar dissidente sobre a metrópole do Quarto Centenário” é o artigo que acabo de publicar na Cidades, Comunidades e Territórios, revista do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É um trabalho que eu gostei muito de escrever, e que tem muito a ver com a temática do blog.

Reproduzo aqui o resumo do artigo:

“O artigo se propõe a refletir sobre a cidade de São Paulo na década de 1950 e suas representações. Se de um lado as representações hegemônicas costumam ser impregnadas por um discurso fortemente ufanista, de outro lado os indivíduos que vivenciaram a cidade da época de maneira cotidiana e anônima podem nos revelar outras visões. Com recorte micro-histórico, procurou-se investigar a experiência e as impressões de um indivíduo em particular: um visitante francês anônimo que explorou a cidade, com olhar flâneur, entre os meses de setembro e novembro de 1952. A análise de um conjunto de fotografias de rua e anotações pessoais produzido por esse indivíduo revela uma cidade bastante diferente da oficial, com realidades urbanas silenciadas pelo discurso hegemônico.”

O texto integral, com 26 páginas em pdf, está no link. Espero que gostem. Só não reparem no português de Portugal, que foi exigência da revista!

https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/25796

Deixe um comentário