Engatando a ré no Simca

Não faço ideia de quem são as duas crianças, mas a rua Maria Antônia, com o prédio da USP à esquerda e o muro do Mackenzie à direita, é inconfundível.

A data está anotada no verso – junho de 1968 – e é ela que torna a foto singular. A Maria Antônia de 68 ficou tão associada aos violentos confrontos de outubro, que parece até estranho que tão pouco tempo antes ela tenha sido palco de uma cena terna e suave como esta.

Pra completar, o carro da foto é um Simca Chambord, o mesmo que a banda Camisa de Vênus homenageou décadas depois. Na música, o Simca simboliza o clima de alegria e descontração dos anos 1960, que a ditadura enterrou:

Eu vi um futuro melhor
No painel do meu Simca Chambord
[…]
Mas eis que de repente foi dado um alerta

Ninguém saía de casa
E as ruas ficaram desertas
Eu me senti tão só
Dentro do Simca Chambord
Tudo isso aconteceu há mais de vinte anos
Vieram jipes e tanques
Que mudaram os nossos planos
Eles fizeram pior
Acabaram com o Simca Chambord!

E pensar que, tantos anos depois, estamos com a ré do Simca engatada de novo.

6 comentários
  1. José Carlos Vaz disse:

    Martin, este seu post está perfeito! Imagem, referência musical, contextualização e ligação com o momento atual. Meu sonho é que você fizesse um post por dia no blog…

  2. Mariana Pabst Martins disse:

    muito bom. Estava com saudade dos teus posts, Martin

  3. Jose Eduardo Napolitano disse:

    Parabéns pela postagem e que daqui a 20 anos, não precisemos assistir esse vídeo, com a indignação que temos hoje.

  4. Luiz Alberto Pandini disse:

    Sensacionais a foto, o texto e a contextualização. Abraço!

  5. Reinaldo Gimenes disse:

    E eu andei de Simca Chambord… me senti meio velho, agora… eheheh…

  6. carlos antonio Lopes disse:

    O texto é ótimo!Saudoso na medida certa mas com o olhar focado no hoje!Concordo com a indignação e acho que às vezes o brasileiro abusa do direito de errar.Estamos realmente revivendo fatos em forma de pantomima.Esperemos que as gerações vindouras consigam sair desse círculo vicioso que algema a Nação e cuja chave está nas elites entreguistas! O Simca foi o carro mais bonito lançado no Brasil .Em 2o.lugar, o primeiro Aero-Willys(o curvilíneo)!Na década de 70 costumava comer torta de papoula na Odeon e fazia compras no Pão de Açúcar da esquina!

Deixe um comentário