Antes da avenida

Como resposta ao post anterior, que mostrava uma imagem da avenida Pompeia em 1972, ganhei este presente do Gilberto Calixto Rios.

Gilberto leu o post e me mandou esta outra foto, feita 24 anos antes, em 1948.

Por coincidência, ela foi tirada do mesmo ângulo e mostra exatamente o mesmo trecho da avenida. Ou melhor, não mostra: nela aparece apenas o traçado, feito a caneta, da futura avenida.

Com isto, agora temos mais elementos para responder a pergunta feita hoje de manhã. Obrigado, Gilberto!497

O Gilberto explica que  foto pertence a um amigo dele, Carlos Alberto Almeida. O autor é o pai de Carlos Alberto, que na época foi responsável pelo loteamento do bairro.

4 comentários
  1. Fiquei sabendo deste blog pelo Ricardo Soares, e realmente é sempre bom dar uma olhada por aqui. Suas postagens nos mostram o quanto, infelizmente, a cidade de São Paulo vem crescendo desordenadamente e se deteriorando ao longo dos anos. Gosto muito dessas fotos antigas e chego a ter nostalgia pelo que não vivi em Sampa. Sonhando com essa São Paulo antiga, usei isso como mote para escrever uma postagem do meu blog, cujo link é este http://altavolt.blogspot.com.br/2011/10/simphronio-vai-ao-inferno.html Neste post, narro as peripécias de Simphrônio, pobre homem que saiu da bucólica SP de 1929 e viajou no tempo até 2009, repentinamente. Imagine o trauma.
    Grande abraço, e continue com essa iniciativa tão válida e inspirada.

  2. Que máximo meus amigos, nos atuais días de hoje passo muito por este local e já mais poderia imaginar que esse lugar foi assim como na foto examente no ano que desembarguei nesta Maravilhosa cidade com pseudônimo de Sampa.

  3. Antônio Elizeu Leitão disse:

    É maravilhoso poder voltar ao passado, e ver maravilhas que não conhecemos,ver se vc consegue mais alguma coisa lá do fundo do baú pra nos.

  4. Arnaldo disse:

    Quanto às datas, lembro que já em 1940 a Av. Pompeia em seu trecho que se inicia na Av. F. Matarazzo (ex Água Branca)já existia, construída em ambos os lados e com uma linha de ônibus que subia até a Rua Afonso Bovero, onde havia uma garagem para eles. A cor dos veículos era verde!
    Esta foto deve ser dos anos 20 ou 30, tomando por base o automóvel.
    Outro detalhe. Este trecho da foto certamente se refere ao outro lado da avenida, tendo o R. Afonso Bovero como divisor de águas e que demanda a atual Av. H. Penteado. Há um fundo de vale ali, que aparece na foto. O trecho realmente foi urbanizado posteriormente, possivelmente no ano citado.
    Sou colecionador de fotos antigas de São Paulo e esta irá para minha coleção!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: