Álbum de família

Fotos de família costumam ser feitas para guardar memórias pessoais, que farão sentido para um círculo privado de pessoas mas não terão significado para quem é de fora. Apesar disso, com o tempo algumas delas acabam virando registos, tão preciosos quando acidentais, da história da cidade. Quando isso acontece, é uma pena que elas fiquem escondidas nas gavetas das pessoas. Por isso neste post resolvi mostrar algumas delas, misturando os álbuns de quatro famílias que provavelmente não se conhecem.

A primeira foto do post foi tirada por Fernando Stickel na porta de casa, nos anos 60. Eu hoje teria uma certa dificuldade para reconhecer o local, mas o Fernando explica que é a rua dos Franceses, na Bela Vista, no ponto em que ela se junta com a rua dos Belgas e com a Joaquim Eugênio de Lima. O prédio alto da direita é o Hospital Menino Jesus, visto por um ângulo que hoje seria difícil de fotografar.

A segunda pertence ao álbum de Erta Tamberg, que é a garotinha loira que aparece bem no centro, olhando as zebras do zoológico. Não do Zoo atual, mas de um outro que existiu, entre as décadas de 40 e 70, em um grande terreno na Vila Maria. Hoje no espaço funciona um estacionamento, cujo nome (Zoo Park) é a única lembrança que o zoológico deixou por lá.

A terceira foto, à esquerda, mostra a família Nakao na porta de casa, nos anos 60 ou no início dos 70. A casa, e também a paisagem do bairro do Jabaquara que se vê detrás dela, já deixaram de existir há bastante tempo.

E um outro lugar irreconhecível é a  avenida Ibirapuera, na foto à direita. No número 1978 da avenida ficava o predinho da família Lippi, com o Mercury azul estacionado na porta. Em primeiro plano aparecem os trilhos do bonde Santo Amaro, que corria pelo canteiro central.

5 comentários
  1. Martin disse:

    Fico feliz que tenha gostado, Fernando. E obrigado pela foto!

  2. shilinha disse:

    Esta foto do zoologio, era o zoologico do Sr Agenor, na V Guilherme, foi fechado por um acidente entre o dono e um elefante do mesmo.

  3. roberto vendichetis disse:

    esse zoo faz parte de minha infância, anos 60, rua do imperador

  4. O nome correto é “Zoológico do Agenor”. Zoo Park é o nome do estacionamento que ocupa o local;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: