O primeiro supermercado

Aos olhos de hoje, as fotos abaixo não teriam nada de excepcional. Mas em 22 de novembro de 1953, quando saíram na Folha da Manhã, não era bem assim.

Elas mostram uma espetacular novidade que tinha acabado de se instalar na rua da Consolação 2581, quase esquina com a Paulista, e que colocava São Paulo “no nível dos mais adiantados centros dos Estados Unidos e da Europa”.

Era o “sistema de supermercado, em que o freguês se serve sozinho”.

A novidade era tão grande que, para que o leitor do jornal pudesse entender como a coisa funcionava, as foros vinham com explicações. Na primeira foto, “uma dona de casa escolhe os artigos que deseja comprar, sem intervenção do balconista, apenas auxiliada pelo carrinho que encontra na entrada”. Na segunda, “a caixa registra os preços, passando os pacotes a um funcionário que os coloca num saco de papel”.  Tudo muito didático!

A empresa Sirva-se não existe mais desde os anos 60, mas o endereço nunca deixou de ser supermercado. A loja virou Pão de Açúcar e funciona até hoje.

Atualização em 5 de fevereiro de 2013: Um ano depois de escrever o texto, descobri que este na verdade não foi o primeiro supermercado de São Paulo, embora seja, sim, o supermercado mais antigo em funcionamento na cidade. Detalhes neste outro post.

10 comentários
  1. Heloísa disse:

    Sempre pensei que o primeiro supermercado de São Paulo fosse o Pão de Açúcar, na Brigadeiro, onde, anteriormente, havia a doceira do mesmo nome. Nesse da Consolação faço compras há quase 40 anos. Vivendo e aprendendo. Obrigada.

  2. Martin disse:

    Pois é Heloísa, o Pão de Açúcar só foi virar supermercado em 1959… A família Simonsen, que era dona do Sirva-se, entrou no ramo seis anos antes dos Diniz… 😉

  3. Asciudeme Joubert disse:

    Reparem: …um funcionário que os coloca num saco de papel”

  4. Marco A.Artacho disse:

    E o Peg&Pag da Cardoso de Almeida, em frente ao Santa Marcelina, não era anterior?

  5. Eduardo Caldas Rebouças disse:

    Acho que o Marco tem razão. O Peg-Pag deve ser mais velho.

  6. Ele é posterior!
    Fiz uma pesquisa rápida aqui…
    O primeiro supermercado Peg-Pag abriu no Natal de 1954, na rua Rego Freitas. Pouco depois veio o da Joaquim Floriano, em agosto de 1955…
    O da Cardoso de Almeida não sei exatamente quando abriu. Mas saiu um anúncio no Estadão, em 1º de setembro de 1957, página 23, dizendo que seria inaugurado “brevemente”…

  7. Marco A.Artacho disse:

    Obrigado pela informação, Martin. Abraço,
    Marco.

  8. daniel disse:

    Esse Sirva-se da Rua da Consolação é hoje um Pão de Açúcar, correto?

  9. Sim! Tanto o Sirva-se da Consolação como o da Gabriel Monteiro da Silva viraram Pão de Açúcar e funcionam até hoje…

  10. confirmo…sobre o Peg-Pag…testemunha ocular – na rua Rego Freitas e foi uma mudança enorme.. daí o nome Peg-Pag até hoje para os antigos…como eu!…hehehehe… Aquilo foi uma modernidade enorme!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: