Teste de conhecimento

Um enorme anúncio, ocupando duas páginas do Estadão de 4 de janeiro de 1966, avisava sobre o nascimento do Jornal da Tarde naquele dia. “Um jornal para a cidade”, dizia o texto na parte esquerda.

O JT morreu hoje, 46 anos e 10 meses depois do anúncio. Mas quem não morreu foram os seis relógios mostrados na parte direita, que continuam firmes e fortes marcando as horas em diferentes pontos do centro.

Eu gosto deste anúncio porque hoje ele funciona como um teste de conhecimento. Se você conseguir reconhecer todos os relógios, pode dizer que conhece bem São Paulo.

4 comentários
  1. Isac disse:

    São Bento, Julio Prestes, Hotel Jaraguá, Luz, Antônio Prado, e Mappin.
    Faltou o da Sé… (Não sei se já estava lá…) Acho que hoje entraria o relógio do Cj. Nacional, que já se tornou um marco na paisagem.

  2. Peguei Júlio Prestes, Luz, Hotel Jaraguá e Mappin apenas :~~~

  3. Sergia disse:

    Na ordem… Mosteiro de São Bento, Estação Julio Prestes, Esquina da Martins Fontes (Antigo Estadão, foi o Diário Popular e hoje é um hotel), Estação da Luz e Antigo Mappin
    O relógio que dizem ser da Praça Antonio prado não é! Pois o que fica em frente ao Ed Martinelli e é denominado Nichile é de algarismos romanos desde sua instalação. Pode até ser um outro Nichile, já que o Sr. Otávio de Nichile. instalou mais 5 relógios semelhantes, incluindo alguns no litoral. Pode haver sido um erro de arquivo (naquela época arquivos de fotos eram físicos e demandavam uma paciência de Jó para encontrar algo) do Jornal da tarde ao publicar a propaganda, na intenção de retratar o Nichile de 1935 da Rua Antonio Prado publicou uma foto de outro relógio, devida a semelhança.
    Se alguém tiver outra explicação estou interessada em ouvir…

  4. Obrigado, Sergia!
    Vc tem razão. Eu também achava que era o relógio da Antonio Prado, mas de fato não pode ser…
    Com certeza é algum dos outros De Nichile! Difícil é saber qual!

Deixe um comentário