Capão

A Raíris Dias sugeriu que eu postasse algo sobre o Capão Redondo, e eu gostei da ideia. Afinal, apesar dos seus 100 anos e dos seus 300 mil habitantes (quase a população de Vitória, capital do Espírito Santo), o Capão é um bairro muito pouco conhecido pelo resto da cidade, lembrado muito mais pela fama de violento e perigoso do que pela sua história e cultura.

Capão, no dicionário, significa uma porção de mato isolada no meio do campo. E era isso que o bairro era no começo do século 20: uma mancha de mata Atlântica na periferia de Santo Amaro, que na época era uma cidade separada de São Paulo. Foi por isso que, na década de 1910, a área passou a ser usada como lugar de lazer, por gente que se deslocava até lá para caçar e acampar.

Nessa mesma época começam a aparecer algumas chácaras, e o bairro ganha seus primeiros habitantes fixos. E também nessa época se instala por lá a igreja adventista, que até hoje tem uma presença marcante no bairro. Em 1915 os adventistas fundaram um colégio que até hoje está no mesmo local, atualmente funcionando como universidade. E alguns anos depois eles inauguraram a Superbom, uma indústria de alimentos e conservas que todo mundo que cresceu em São Paulo conhece, embora não saiba que é do Capão.

Nos anos 60 e 70 o bairro se adensa muito. Um pouco mais tarde chega a cultura contestadora do rap e do hip hop. E a antiga porção de mato vira berço de artistas como Mano Brown, líder do grupo Racionais MC´s, e o escritor Ferréz.

As imagens abaixo são de um filme produzido pelo Mano Brown que conta a história do bairro com muito mais autoridade do que eu. O filme pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=CtSqr9yu1QE

5 comentários
  1. Capão Redondo, quem o despreza ñ o conhece, porém, quem o conhece ñ quer deixá-lo!!!!!!!!

  2. osorio disse:

    “quando a cidade era mais gentil”, os canalhas que vc cita como “artistas” eram chamados de BANDIDOS porque é o que sao.. O Brasil deve ser o unico pais do mundo onde bandido é chamado de “artista”…

  3. Não é só no Brasil não, Osorio. Ferréz já teve sua obra traduzida para vários idiomas e publicada na Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Os Racionais MCs já excursionaram até no Japão. Vai ver o resto do mundo está errado e você é o certo.

  4. isac disse:

    capao redondo e temido so de falar no nome me arrepia ate a alma mas quem faz um bom lugar e um bom vizinho agora de quem faz o lugar ficar pior ai ja e diferente.

  5. isac disse:

    eu espero que agora que estamos em 2017 o povo faz a diferenca do paiz ser um lugar melhor tendo muitas oportunidades para que tenhamos um futuro melhor gerando mais escolas mais empregos e etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: