Em algum lugar do passado

Em janeiro de 1915, a revista inglesa “The Illustrated London News” publicou uma matéria sobre automóveis. A reportagem, que não tinha nada a ver com São Paulo, era sobre a concorrência entre fabricantes americanos e ingleses e também sobre as vantagens e desvantagens dos carros elétricos.

Curiosamente, embora São Paulo nem seja citada, a foto que ilustra a matéria é essa aí embaixo: um garboso carro inglês circulando por aqui.

Fiquei um tempão examinando a foto para ver se descobria que lugar da cidade é esse, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Talvez alguém possa me ajudar.

490

5 comentários
  1. Tem um jeitão de Vila Mariana… note que já havia pelo menos 1505 automoveis em SP (“P” era para automovel) na cidade. Se v. comparar com 1912, quando havia apenas 200… é um grande crescimento.

  2. Obrigado, Marco! Tem algum elemento na foto que dá pra reconhecer como sendo a praça?

  3. Eudes Gomes de Sá disse:

    Obrigado Săo Paulo pelas lágrimas que a saudade me alegra o coração. São Paulo quatrocentão, eu jovem morando na Rua Barra Funda, mais curtia a cidade do centro aos bairros, Tucuruvi bairro do meu primeiro amor, Santana, Praça da ßé, Rua Direita, Largo São Bento, Patriárca, Vila Mariana, Brás, Vila Guilherme e as saudosas corridas, Joquei Club com as famosas “barbadas” nas corridas e páreos, um jóquei L. B.Gonçalves, Butantã, Vila Maria, Viaduto do Chá, Santa Efigênia,Teatro Municipal com os famosos Concerto para a Juventude aos domingos, o Largo de São Francisco, Faculdade de nosso coração, Avenidas Tiradentes, Angélica, São João, Ipiranga, Praça Buenos Aires, Rua Augusta, que saudades. Minha mente é pequena mais a emoção enorme. EU ERA FELIZ E NÃO SABIA. Abraços a esta CIDADE EFERNA DO CORAÇÃO E DO ORGULHO NOSSO E DE TODO BOM BRASILEIRO. OBRIGADO DEUS PELA PUJANÇA DESTA MARAVILHOSA CIDADE.

  4. ralphgiesbrecht disse:

    Embora isto não ajude muito para reconhecer o local da foto, a placa 1505 em 1940 era de um Fiat do Sr. Eduardo Carmillo. O número das placas se mantinham com o dono do carro e seus herdeiros até os anos 1960, mas também havia exceções para a mudança de dono quando havia desistencias do número. A letra P em SP foi eliminasda nos anos 1940 0u 50, sobrando somente o nro

Deixe um comentário