Quereis a saúde? Ficai em casa!

1055

“Quereis a saúde?
Bebei Ferro-Quina!”

A Ferro-Quina Bisleri servia para muita coisa: da anemia à tosse, da inapetência a problemas nervosos. Se curava alguma coisa eu não sei, mas por ser levemente alcóolica decerto ajudava a encarar todos esses males de forma mais leve e relaxada.

Vendido em farmácias, o santo remédio era anunciado pela cidade afora. Aqui vemos três anúncios: na via Anchieta, no viaduto Santa Ifigênia, e em algum ponto do centro de São Paulo que eu não consigo reconhecer.

Ultimamente apóstolos do atraso têm apregoado, para doença muito mais grave, panaceia de nome assemelhado. Este blog faz um alerta a seus leitores: não caiam na esparrela e não acreditem em imitações.

Foi-se há muito o tempo em que para os males da saúde havia remédios milagrosos. Quereis a saúde? Ficai em casa!

(O anúncio impresso é reproduzido da revista A Cigarra de abril de 1926. As três fotos são requentadas de outro post, que publiquei aqui no blog em dezembro de 2014.)

7 comentários
  1. afonso disse:

    Muito legal !!! Um pequeno detalhe: a primeira foto parece não ser a Via Anhanguera. No rodapé dela há uma inscrição meio apagada, mas dá para ler Via Anchieta. Isto não diminui a importância das lembranças.

  2. Sim, claro, é a Anchieta! Troquei o nome ao digitar. Obrigado pelo aviso!

  3. haha. Foto do vovô, da Oficina de Pintura Gentile. Adoro ver as fotos dele e de seu trabalho serem publicadas.

  4. Na foto que vc não identificou a origem…. poderia ser a Praça Fernando costa, perto do parque Dom Pedro? Chute, não sei porque veio a mente esse lugar…

  5. Sim, Adriana, essas fotos do seu avô são uma preciosidade!

  6. joao Basso disse:

    Com certeza o local da terceira foto é a praça Agente Cicero, defronte a estaçao metro do Brás. A placa de propaganda estaria no alto do imovel (na ocasiao ainda terreo), localizado na rua Dr. Almeida Lima, esquina avenida Rangel Pestana.

  7. Essas propagandas antigas são deliciosas, pela linguagem e pelo que prometiam… mas nem sempre entregavam!
    Hoje em dia a ferro-quina já não é milagrosa, mas continua digestiva Há ainda algumas marcas de bebidas quinadas, como o vinho quinado Dubar (talvez o mais conhecido no Brasil).
    Mas parece que vem aí uma semente milagrosa vendida a 1000 reais o caroço… Um absurdo! 😉

Deixe um comentário