Fui no itororó

Duas fotos do mesmo lugar, com 47 anos de intervalo…

Em 1965, o córrego Itororó, afluente do Anhangabaú, ainda podia ser visto de cima do Viaduto Pedroso, de onde as fotos foram tomadas. Mas essa paisagem duraria pouco: o córrego foi canalizado no final dos anos 60 para a construção da avenida 23 de Maio.

Aliás, o nome originalmente previsto para a avenida, quando ela foi projetada nos anos 30, era “avenida Itororó”, em homenagem ao córrego que ainda hoje flui debaixo dela.

A foto de 2012 é de Gilberto Calixto Rios (gil.fotossp@gmail.com), fotógrafo profissional especializado em fotos da cidade. A de 1965 é de Tomomasa Takeda. Obrigado aos dois, por permitirem publicá-las no blog.

8 comentários
  1. Gabi E. disse:

    Mas veja só! Durante um tempo, e influenciada por um amigo baiano, eu achei que a música podia ser “Tororó”, e não “Itororó”, por causa do Dique do Tororó, em Salvador… 🙂

  2. Martin disse:

    Eu sempre achei que era itororó com i, mas vai saber…
    Mas o itororó da música não deve ser este. A música nem deve ser de São Paulo, e itororó no dicionário significa “salto d’água ou pequena cachoeira”. Tororós ou itororós, existem muitos Brasil afora…

  3. Gabi E. disse:

    Eu também não tinha ideia!

  4. Eliana disse:

    Por isso que a música diz: “Fui no Itororó beber água e não achei…” rsrsr

  5. Na verdade, essa melodia refere-se a Fonte do Itororó em Santos, na base do Monte Serrat.
    Não tem nenhum vínculo com esse riacho Itororó em São Paulo.

  6. edgard feitosa disse:

    há outra versão; dizem que o Itororó refere-se ao riacho do mesmo nome no Paraguai; e que na época da guerra como havia uma epidemia de tifo e cólera, então fui beber água e não achei, pois as águas estavam contaminadas; encontrei bela morena que no Itororó deixei, isto é, encontrei morenas que segundo alguns eram prostitutas, então tive relações com elas e lá mesmo deixei; aproveita minha gente pois uma noite não é nada: aproveita agora ou nunca; enfim segundo algumas versões é por aí;

Deixe um comentário