O teatro atropelado

Olhando assim de relance, estas fotos de um grande teatro rodeado por uma bonita praça nem parecem ser de São Paulo.

404   405

Mas elas são, sim. O teatro São Paulo e a praça Almeida Júnior ficavam no bairro da Liberdade, em um quarteirão que existia entre as ruas da Glória e Conselheiro Furtado.  Eles desapareram em 1969, literalmente atropelados pela construção  da ligação leste-oeste.

Nas imagens aéreas, dá pra visualizar bem o que aconteceu. E o mais paulistano de tudo é que, na planta oficial da cidade, o lugar até hoje se chama “praça Almeida Júnior”, apesar de, de praça mesmo, só ter sobrado um fiapinho.

406

As fotos do teatro são do acervo da Casa da Imagem. As imagens aéreas são reproduzidas de geoportal.com.br.

5 comentários
  1. Sim,eu conhecia esta praca. Pois tinha Simca e na Rua Sao Paulo, existia oficina mecanica Chevalier que consertava meu Simca. E na Praca tinha este teatro,mas logo foi demolido e bom tempo tinha buracos como se fosse lago. Mas depopis comecou a obra de ligacao leste-oeste. Era uma praca tranquila com arvores.

  2. SONIA CRISTINA disse:

    Eu não desconhecia isto…destruição de algo tão bonito que humanizava nossa linda São Paulo. Triste.

  3. Eu estou pesquisando a construção da Ligação Leste–Oeste e achei surpreendente que nada tenha sido noticiado quando da demolição. Encontrei referências posteriores (“Cinema, lojas, prédios de apartamentos, o Teatro São Paulo, tudo já veio abaixo…”) e uma anterior, falando que o teatro já estava condenado e praticamente abandonado. Mas não encontrei notícia nenhuma sobre a demolição.

    Entretanto, consegui determinar que ela ocorreu em algum ponto de 1968, não 1969. Uma das referências posteriores era de 1 de janeiro de 1969, no Estadão, enquanto a referência anterior era de fevereiro de 1968.

    Já a praça teve suas árvores derrubadas apenas a partir de março de 1970.

  4. Notem o Cine Niterói duas quadras a Oeste que também foi demolido.

  5. Gil Teixeira disse:

    de 1975 a 1982 peguei ônibus na “praça” que hoje parece apenas uma calçada larga.O Teatro que a cidade espera até hoje a promessa do prefeito da época da construção de outro. O Alexandre Giesbrecht coloca que ele estava condenado e praticamente abandonado, sou profissional de Teatro conheci um senhor, que me ensinou muita coisa, que foi maquinista do teatro São Paulo ele conta que foi abandonado e esvaziado em equipamentos cerca de dois anos antes da efetiva demolição exatamente por já se saber de seu futuro. Pela descrição dele o Teatro era um dos melhores equipados da cidade na sua época, e como conheço teatros por todo o Brasil são raros o que se equiparam a ele em termos de infra estrutura, tendo inclusive salas de ensaios e de fabricação de cenários e figurinos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: