A mesma praça

Estes prédios ficavam de frente para uma grande praça…

Ou melhor, ficam!  Porque tanto a praça como os prédios continuam até hoje lá, firmes, no cruzamento da avenida Angélica com a General Olímpio da Silveira. Só não os enxergamos direito porque estão escondidos e asfixiados pelo minhocão.

685

A foto é de um cartão postal, provavelmente da década de 40. Destaque especial para o prédio de linhas retas e janelas quadradas, à direita, projetado por Julio de Abreu e construído em 1927. Ele é considerado o primeiro prédio de apartamentos modernista da cidade.

E quem quiser uma vista mais completa da praça pode olhar neste outro post, de 2012.

3 comentários
  1. A Praça Marechal Deodoro sem o minhocão seria um dos lugares mais bonitos da cidade, poderia até ser ponto turístico ao meu ver.
    O Minhocão trouxe tamanha degradação que a própria Rede Globo teve de mover sua sede da praça para o Brooklin (após incendios nas antigas favelas de Águas Espraiadas).
    Mas ainda assim é bom ver que o lugar tem potencial para voltar a ser o que foi.

  2. Juliana Pereira disse:

    Que interessante!! Não sabia desse edifício de Julio de Abreu! Sempre achei que o primeiro edifício modernista de SP tinha sido o Edifício Esther, na Praça da República.

  3. Léa disse:

    Quando eu nasci na Maternidade Santa Cecília, em 1945 , fui morar ai, e depois, num dos primeiros prédios da R. Veiga Filho, no nr. 105 o Santa Emília, que agora é vizinho do Shopping ´Higienópolis, que, foi construído no terreno ao lado aonde haviam muitas jaboticabeiras e sobre uma mina de água aonde, debiaxo de uma garagem de uma vila mais abaixo!
    !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: